Cruz Peregrina no dia 20 de junho em Almeirim

A Jornada Mundial da Juventude conta com dois símbolos que a acompanham e representam: a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani. Nos meses que antecedem cada JMJ, os símbolos partem em peregrinação para serem anunciadores do Evangelho e acompanharem os jovens, de forma especial, nas realidades em que vivem. 

A Cruz Peregrina tem 3,8 metros de altura e o ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani tem 1,20 metros de altura e 80 centímetros de largura.

A Cruz Peregrina já peregrinou por 90 países e tem-se afirmado como um sinal de esperança em locais particularmente sensíveis. O ícone de Nossa Senhora pretende ser símbolo da presença de Maria junto dos jovens. Está também associado a uma devoção mariana em Roma de percorrer as ruas para afastar perigos e desgraças. Antes e depois de cada viagem apostólica, o Papa Francisco reza na Igreja em Roma onde se encontra o original do ícone de Nossa Senhora Salus Populi Romani.

No dia 22 de novembro de 2020, na Missa da Solenidade de Cristo Rei presidida pelo Papa Francisco na Basílica de São Pedro, em Roma, uma delegação de jovens de Portugal recebeu dos jovens do Panamá, cidade que acolheu a última JMJ, os símbolos da Jornada Mundial da Juventude. 

Desde novembro de 2021, os símbolos JMJ têm peregrinado pelas Dioceses de Portugal, anunciando assim o maior encontro de jovens do mundo que irá decorrer entre 1 e 6 de agosto em Lisboa.

Os símbolos JMJ irão peregrinar pela Diocese de Santarém durante o mês de junho, sendo que Almeirim irá recebê-los no dia 20, dia da cidade. Será um dia de grande festa e alegria, no qual são esperadas diversas dinâmicas e atividades, organizadas pelo Comité Organizador Paroquial .(COP) de Almeirim para a JMJ Lisboa 2023.