Projeto para reduzir o stress dos profissionais do Hospital de Santarém vence bolsa

O projeto “Debriefing de emoções como cultura para redução do stress”, desenvolvido pelo Hospital Distrital de Santarém (HDS), foi um dos três vencedores da 3.ª edição da Bolsa “Capital Humano em Saúde” da Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

Este projeto visa, entre outros objetivos, a criação de uma cultura de partilha de sentimentos entre os vários profissionais após a atuação em paragem cardiorrespiratória (PCR), utilizando técnicas de escuta com participação de todos, a humanização do espaço físico do profissional para a melhoria das condições de partilha e análise reflexiva, assim como uma melhoria da satisfação do profissional de saúde em relação à gestão do stress relacionado com a situação após PCR.

A Bolsa “Capital Humano em Saúde” é atribuída pela APAH pelo terceiro ano consecutivo e tem como objetivo estimular a mudança nas instituições de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e dotar os profissionais de saúde das competências necessárias para que assumam um papel ativo de liderança na gestão da mudança. As três instituições vencedoras terão acesso a um programa de consultoria especializado que lhes permitirá acelerar a implementação do seu Projeto de Mudança do Capital Humano.

Ana Infante, presidente do Conselho de Administração, orgulha-se da atribuição deste prémio ao Hospital Distrital de Santarém e agradece a todos os profissionais envolvidos pelo seu esforço e dedicação a este projeto que, refere, “irá, sem dúvida, contribuir para a melhoria da satisfação dos profissionais em contexto de stress”.