José Malhoa, Irmãos Verdades e Cláudia Martins & Minhotos Marotos na Feira de S. Pedro e do Chocalho

A Feira de S. Pedro e do Chocalho, conhecida antigamente por Feira de Levante, começa na próxima sexta-feira, dia 23 de junho, e prolonga-se até domingo (25 de junho). Durante três dias não vão faltar espetáculos de música, exposições, atividades desportivas, gastronomia, folclore, mostras de artesanato e de produtos locais, animação e sobretudo cultura e tradição.

A animação musical está garantida com o concerto de José Malhoa (23 de junho), Irmãos Verdades (24 de junho) e de Cláudia Martins & Minhotos Marotos (25 de junho). A música promete continuar pela noite dentro na tenda S. Pedro, com a presença da banda BE-King e do DJ African Groove e MC, sexta-feira e sábado, respetivamente. A marcar a noite de sábado estará também a festa da espuma, que promete fazer as delícias dos jovens e de quem na década de 90, era presença assídua nestas festas, que faziam parte do calendário habitual de muitas discotecas portuguesas.

A Feira de Levante e Mercado, considerada uma das atrações principais desta festa, tem lugar no domingo, pelas 08h00 e por lá não vão faltar os típicos chocalhos de todos os tamanhos e com os mais diversos sons, quinquilharias, bugigangas, roupa, artesanato ou fruta, num evento que acaba por ser uma montra das atividades económicas locais.

A Feira mais antiga do concelho da Chamusca

Reza a história que terão sido os pastores e boieiros os primeiros a juntarem-se nesta aldeia, para arranjarem trabalho, por ser altura de ajuste e de chocalhos para o gado, tudo daí derivando.

O dia de S. Pedro era então o dia do seu encontro, e aquele em que eram trocados os chocalhos. A sombra dos sobreiros era igualmente o local onde se acertavam as “comedrias”, ou seja, as condições em que os pastores iam guardar os rebanhos de ovelhas, cabras e ainda as varas de porcos dos seus novos patrões.

Da troca à venda foi um passo, dando lugar aos artesãos e ao comércio de todo o tipo de utensílios para a lavoura, incluindo os baldes e os púcaros de leite, bem como as cardas que então forravam as tamancas, o calçado mais frequente na época.

Feira de S.Pedro e do Chocalho com programa para todos

A festa tem início às 18h30 com a festa de final de ano das crianças da EB1 e JI do Chouto, na Escola Primária. A abertura oficial está marcada para sexta-feira às 20H, segue-se o baile (21h), o concerto de José Malhoa (22h), uma sardinhada no espaço arraial (23h) e a atuação da banda BE-King.

O sábado fica marcado pelo IV Grande Encontro dos Jovens de Ontem (11h), pela atuação do Rancho Folclórico da Parreira (17h30) e do Grupo de Danças e Tradições da AFATI (18h00), pelo Encontro Amigos do Chouto e Casal Novo Amor (19h30), pelo baile (21h), pelo concerto dos Irmãos Verdades (23h00), picaria (00h30), pela atuação do Dj African Groove e MC e pela festa da espuma (00h00).

O domingo começa com a Feira de Levante e Mercado (08h00), segue-se o passeio de cicloturismo e o 37º prémio de atletismo da Feira de S. Pedro 2023 (às 08h30 e às 09h30 respetivamente), rastreios de saúde (10h15), a apresentação do programa Charnekids, a missa festiva, seguida de procissão e Bênção dos Dons, em Honra do Apóstolo S. Pedro, treino aberto do projeto “Bora Treinar – Mister André Ferreira”,  o baile (20h30) e a fechar três dias de festa o concerto de Cláudia Martins & Minhotos Marotos (22h00).

O Chouto continua a ser assim, no final de junho, um lugar de reencontro das suas gentes. A Feira de S. Pedro e do Chocalho é a festa onde se renovam as energias para recomeçar, de novo, um longo ano de trabalho.