Quando o telefone foi inventado, ninguém conseguiria prever onde é que este aparelho nos levaria. Foram décadas de inovação, desde o fixo até aos smartphones modernos.
Estes dispositivos móveis são, na maioria, responsáveis pelo momento da transformação digital, levando para o pequeno ecrã todos os aspetos da vida, desde o trabalho até ao lazer.
Os telemóveis são a ferramenta digital mais disseminada e popularizada. Seja onde for, levamos connosco o smartphone, que serve para realizar chamadas, aceder à internet, utilizar mapas e, especialmente, jogar jogos eletrónicos.
Tudo isto só é possível graças às aplicações móveis, ou simplesmente apps. Estes programas foram desenvolvidos para levar aos telemóveis todas as funcionalidades de um computador, transformando de uma vez por todas os dispositivos móveis, que ganharam um sem-fim de novas funções.
Mãos na massa
As primeiras aplicações dos telemóveis estão relacionadas com o trabalho. As aplicações de e-mails, por exemplo, facilitaram a vida dos trabalhadores que operam fora dos escritórios, como os vendedores, que podem receber e enviar informações rapidamente, facilitando o acesso e o uso de uma ferramenta importante para o mercado laboral.
Depressa se desenvolveram outras aplicações, algumas voltadas para a produtividade, como o Microsoft Office, que permite abrir e editar arquivos Word ou Excel, e outras para os produtores de conteúdos, como os editores de foto e vídeo.
Muitos profissionais da área de vídeo, por exemplo, conseguem produzir e partilhar conteúdos multimédia em questão de minutos.
Estas facilidades revolucionaram o mundo do jornalismo, que antes enfrentava um longo processo de gravação e edição. Agora, um jornalista pode registar e enviar o conteúdo instantaneamente para as redações e redes sociais.
As aplicações também revolucionaram a forma de encontrar um trabalho.
As empresas especializadas no mercado laboral conseguiram aumentar os números de utilizadores com o apoio das aplicações móveis. Atualmente, é comum que todo o processo seletivo seja feito de forma online, graças às apps.

Entretenimento “infinito” a um toque de distância
As aplicações abriram um mundo de oportunidades para diversos segmentos do entretenimento. Os serviços de streaming cresceram com a possibilidade de levar o conteúdo consigo a todos os lugares; as redes sociais também viram o número de utilizadores crescer com a emancipação das aplicações para telemóvel; e os jogos eletrónicos tornaram-se “mobile” apoiados nesta facilidade digital.
Aliás, os jogos eletrónicos para os telemóveis são uma tendência. Os dispositivos móveis terminaram a polarização entre consolas e computadores e ocuparam o primeiro posto como plataforma para jogar. Com isto, atraíram a atenção das empresas produtoras de jogos.
Títulos famosos das consolas e computadores ganham versões dedicadas aos pequenos ecrãs. Um caso de sucesso é o PUBG, que alavancou o género Battle Royale ao topo da indústria gaming. Para os telemóveis, a aplicação PUBG Mobile traz todas as emoções da batalha sem perder qualidade ou jogabilidade.
Outro género que faz furor é o iGaming, que abriga as modalidades originárias dos casinos e, que eventualmente, podem envolver algum tipo de aposta. Neste segmento, o poker online é um dos grandes destaques. O jogo de cartas tem ganho novos praticantes desde que chegou ao mundo digital.
O poker online cresceu baseado em plataformas especializadas, que oferecem diversas modalidades de jogo, entre elas, a Texas Hold’em, a mais popular, além de partidas simples e torneios completos. Outra facilidade foram as apps para telemóvel, que levam o jogo para os dispositivos móveis, dando aos utilizadores a opção de jogar a partir de qualquer lugar.
Nestes dois campos tão prestigiados, é possível observar os efeitos positivos das aplicações para o crescimento e consolidação da cultura digital. Ao trazer para os pequenos ecrãs diversas funcionalidades, as aplicações ajudaram a construir uma réplica da realidade na internet.
Em suma, as aplicações desempenharam um papel fundamental no salto digital da sociedade moderna. Através da acessibilidade e conveniência, as aplicações móveis trouxeram melhorias significativas à vida quotidiana, revolucionando a forma com que os utilizadores se relacionam com a tecnologia.
Além disso, abriram as portas para que setores fundamentais integrassem a vida digital sem quaisquer complicações.