“Existe uma maior consciência para esta causa de salvar vidas”

Este ano, o Grupo de Dadores Benévolos de Benfica do Ribatejo, festeja 25 anos. Fomos dar os parabéns aos elementos da direção e saber que trabalho têm feito. Pedro Raposo, secretário da direção, responde às questões de O Almeirinense.

A vossa direção é recente, mas qual o balanço destes 25 anos?

O balanço destes 25 anos é muito positivo, porque em parceria com o Instituto Português do Sangue (IPS) e há 25 anos, três vezes por ano, fazemos as nossas recolhas de sangue que tanta falta faz a quem necessita.

Como se resume a história da vosso Grupo?

Somos um Grupo de Dadores Benévolos Sangue de Benfica do Ribatejo, e a história resumida é simples. Há 25 anos, mais propriamente a 3 de maio de 1998, que um grupo de pessoas abraçou este projeto por uma causa tão nobre, destacar os mais de 20 anos de presidência do Sr. Samuel Proa, que continua na nossa equipa como mais outros tantos fundadores iniciais deste grupo.

Hoje haverá maior consciência para esta preocupação, mas numa freguesia pequena fazer isto há 25 anos parece notável?

É verdade que existe uma maior consciência para esta causa de salvar vidas, porque cada vez mais a sociedade enfrenta muitas adversidades no campo da saúde e, constantemente, se recorre aos bancos de sangue, é isso que nos move há precisamente 25 anos. É uma causa notável, precisamos do apoio de todos.

Quantos dadores há na freguesia? 

Não consigo responder concretamente a essa questão, porque não são só dadores da freguesia que vêm fazer as suas dádivas no nosso grupo, vêm pessoas de vários concelhos vizinhos. Mas temos registo de, mais ou menos, 300 inscritos.

E este número em comparação com anos anteriores é maior ou menor?

O número de dadores nas dádivas também é muito variável por vários motivos. A certa altura, o estado cortou a isenção das taxas moderadoras aos dadores de sangue e aí houve um decréscimo no número das dádivas. Com a pandemia condicionou um pouco. Os nossos melhores números de participação andam à volta das 140 pessoas numa manhã visto que o horário é sempre das 9h00 as 13h00. Oferecemos sempre, nas dádivas, um convívio com os dadores, oferecendo um pequeno agradecimento com um churrasco. Esta ação une um pouco mais as pessoas ao nosso grupo.

Esta direção não realiza só as dádivas. Ainda nas últimas festas tiveram uma tasquinha. Porque e qual a importância para o Grupo?

Sim, o nosso grupo é sem fins lucrativos e há vários anos fazemos, com muito prazer, parte das festas de Benfica do Ribatejo, porque estão representados muitas instituições e coletividades da freguesia. O que temos como objetivo é fazer algum dinheiro para despesas correntes do nosso Grupo.

Quais os grandes objetivos para este mandato?

Em relação aos objetivos para este mandato de três anos, são simples. Sendo um Grupo sem fins lucrativos, procuramos donativos para aquisição de algum material para a nossa sede. Nas três dádivas anuais também existe alguns custos, mas, graças a Deus, deste de janeiro que estamos à frente da direção temos contado com muito apoio principalmente da Junta de Freguesia, Camara Municipal, Caixa Agrícola, Adega Cooperativa e diversas empresas privadas. Desde já, o nosso muito obrigado pelo apoio, sem ele nada disto seria possível.

Alguma mensagem importante a deixar aos nossos leitores?

Como mensagem final, queremos deixar o apelo para todos que possam, e tenham condições de saúde, virem dar sangue no nosso Grupo (ou noutro qualquer). O lema será sempre “hoje por um desconhecido amanhã por um de nós, este gesto salva vidas”. As dádivas são sempre em janeiro, maio e setembro. No último domingo de cada mês, nós divulgamos através de cartazes, rádios locais e nas redes sociais. Juntos somos mais fortes, dê sangue e salve vidas esse é será sempre o nosso lema.