Obras cortam trânsito na estrada entre Almeirim e Fazendas de Almeirim

A Estrada Municipal 578, que liga a cidade de Almeirim a Fazendas de Almeirim, encontra-se com o trânsito cortado devido às obras de requalificação desta via, estando os automobilistas obrigados a tomar percursos alternativos na vila.

Numa primeira fase desta empreitada, a empresa intermunicipal Águas do Ribatejo está a substituir as caixas de visita, seguindo-se as condutas da água. Após esta intervenção, a autarquia prevê a colocação de ciclovia nos dois sentidos, renovação de passeios, retirada de cabos elétricos aéreos, aumento do número de postes de iluminação pública e consequente nova iluminação, para melhorar a segurança de pessoas e bens.

Após toda esta intervenção nas laterais, o município irá proceder a um novo alcatroamento da EM 578, deixando esta via com um ar mais urbano.

Pedro Ribeiro, presidente da autarquia, reconhece que esta e outras estradas do concelho necessitam deste tipo de intervenções, mas justifica a demora com o avançar das obras que tem acesso a fundos comunitários, ao contrário do que acontece com as estradas do concelho onde o investimento tem de ser efetuado com os fundos próprios da Câmara Municipal.

“2023 é ano de fim de um quadro de apoio, e o início de outro, por isso é fundamental executar as obras em curso, como o IVV, as Escolas, etc… e assim criar as condições para que agora se aposte naquelas que não têm comparticipação”, refere o autarca.

A obra custará cerca de um milhão de euros aos cofres da autarquia e a finalização da obra está prevista para o início de 2024.