Águas do Ribatejo limpa reservatórios

A – AR ÁGUAS DO RIBATEJO tem em curso a operação de limpeza e higienização dos mais de 100 reservatórios de abastecimento de água para consumo humano sob sua responsabilidade. Trata-se de uma operação imprescindível para a garantia da potabilidade da água.

A intervenção obriga ao esvaziamento dos reservatórios, no entanto, para minimizar os impactos junto dos clientes, a AR promove o abastecimento com sistemas alternativos sempre que tal seja possível.

Os trabalhos, que incluem ações de inspeção ao interior dos reservatórios para avaliar o estado de conservação das infraestruturas, tiveram início a 16 de outubro e irão prolongar-se até dezembro envolvendo equipas multidisciplinares da AR e de empresa externa especializada neste tipo de atividade.



Francisco Oliveira, Presidente da AR-ÁGUAS DO RIBATEJO realça a importância do investimento preventivo com a monitorização regular das infraestruturas. “Lidamos com um elemento sensível e imprescindível, que é a água, que exige rigorosas medidas de segurança e controlo de qualidade”, explica o administrador.

Francisco Oliveira destaca a importância de um bom planeamento das ações de modo a reduzir constrangimentos e falhas no abastecimento de água às populações.

“Os trabalhos são exigentes e são feitos com os reservatórios vazios. Após a conclusão há que encher de novo e é um processo que exige o seu tempo”, adianta. Miguel Carrinho, Diretor Geral da empresa intermunicipal apela à compreensão dos clientes e consumidores para os constrangimentos e as eventuais suspensões temporárias do abastecimento em alguns locais.

“Temos feito progressos ano após ano e são cada vez menos os constrangimentos e suspensões, graças aos investimentos que fizemos no reforço das reservas e secionamento das redes.”

A AR reforçou a sua comunicação de proximidade com os clientes e distribui avisos nos locais e nos meios digitais sempre que prevê a necessidade de suspender ou condicionar o abastecimento de água às populações.