Cristina Branco celebra os 50 anos do 25 de abril com um série de concertos

A fadista almeirinense Cristina Branco vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, com uma série de concertos em Portugal, com o álbum “Abril”, editado em 2007.

Segundo uma nota de imprensa da promotora da artista, a digressão pelo País começa a 25 de abril na Póvoa de Varzim, seguindo-se Vila Real (dia 26) e Covilhã (dia 27). A 24 de maio estará em Grândola. A estas quatro datas junta-se um concerto a 05 de dezembro em Lisboa.

No álbum “Abril”, Cristina Branco reinterpreta várias composições do repertório de José Afonso e o álbum foi lançado em 2007, precisamente o ano em que se assinalaram duas décadas da morte do cantautor português. Com arranjos e direção musical de Ricardo Dias, o alinhamento inclui, entre outros, “Maio Maduro Maio”, “Venham Mais Cinco”, “Era um Redondo Vocábulo” e “Coro da Primavera”.

Na mesma nota, a promotora explica que Cristina Branco irá interpretar os 16 temas do álbum “Abril”, acompanhada em palco por Ricardo Dias (piano), Bernardo Moreira (contrabaixo), André Sousa Machado e Alexandre Frazão (bateria) e Mário Delgado (guitarra).

“Canto Zeca Afonso pelo ideal que representa de humanidade, simplicidade e pela qualidade do seu trabalho. […] Qualquer músico tem de, obrigatoriamente, passar por Zeca Afonso e refletir sobre aquilo que ele nos deixou”, afirmou Cristina Branco, em 2007, em declarações à agência Lusa.

Cristina Branco, que já publicou mais de uma dezena de álbuns, entre registos ao vivo e em estúdio, celebrou 25 anos de carreira em 2022.