Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

  • Home
  • Cultura
  • Coro da Imaculada Conceição de Almeirim na cerimónia dos 700 anos da morte do rei D. Dinis
Cultura

Coro da Imaculada Conceição de Almeirim na cerimónia dos 700 anos da morte do rei D. Dinis

Por: Daniel Cepa 05 de Janeiro, 2025 2 Minutos de Leitura

A assinalar os 700 anos da morte do rei D. Dinis, o Coro da Imaculada Conceição, de Almeirim, participou na tarde deste sábado, dia 4 de janeiro, nas cerimónias de exéquias fúnebres que tiveram lugar no Mosteiro de São Dinis e São Bernardo de Odivelas, em Odivelas.

A convite da Câmara Municipal de Odivelas e da Casa Real Portuguesa, organizadoras das cerimónias, o Coro de Almeirim cantou e encantou com as peças musicais Levanta-te Jerusalém, Kyrie Orbis factor, Salmo – Virão adorar-Vos Senhor, todos os povos, todos os povos da terra, Aleluia de Taize, Jesus Rei admirável, Santo de Schubert, Pai Nosso de M. Silva , Corpo de Deus de Madureira, Comunhão – Vinde Benditos de meu pai, Acção de graças- Ó luz de Deus, ó doce luz e o final com Ave Maris Stella.

As cerimónias tiveram início às 15h00 com a Guarda de Honra junto ao túmulo de D. Dinis, seguindo-se o Memorial Historiográfico e a Missa Solene presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. Depois, seguiu-se o Rito Exequial e Deposição de Flores, a Veneração das Relíquias da rainha Santa Isabel, encerrando as cerimónias o Coro da Imaculada Conceição.

Recorde que, o túmulo de D. Dinis foi aberto pela segunda vez a 9 de outubro de 2019, a primeira foi em 1938, num processo de conservação e requalificação, tendo sido feitas descobertas como a espada com que o rei foi enterrado, o manto e algumas vestes do monarca, alguns destes objetos ainda se encontram em estudo laboratorial. O túmulo foi encerrado em junho de 2023. O Rei Lavrador, ou o Trovador como também ficou conhecido, foi o sexto rei português com um reinado longo para a época de 46 anos. Morreu em Santarém, a 7 de janeiro de 1325, aos 64 anos de idade e, por vontade própria, foi sepultado no Mosteiro Cisterciense de Odivelas.

Notícias relacionadas