Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

  • Home
  • Região
  • Festival Internacional de Cinema de Santarém regressa de 25 a 31 de maio
Região

Festival Internacional de Cinema de Santarém regressa de 25 a 31 de maio

Por: Daniel Cepa 01 de Abril, 2026 2 Minutos de Leitura

Foi apresentada no dia 23 de março, na Casa do Brasil, a 19.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Santarém (FICS), que decorrerá entre 25 e 31 de maio, na cidade de Santarém. Nesta edição, o festival prolonga‑se de cinco para sete dias, uma opção que, segundo o Cineclube de Santarém, reflete a intenção de diversificar a programação e consolidar públicos.

Mantendo a tradição de eleger um produto da terra como tema central, o FICS dedica a edição de 2026 ao azeite, sublinhando a sua relevância cultural, económica e identitária na região.

Antes do início oficial do festival, estão previstas duas sessões de warm‑up: a primeira no dia 13 de maio, com a exibição do filme Living the Land, de Huo Meng, e a segunda a 20 de maio, com DJ Ahmet, de Georgi M. Unkovski.

A sessão de abertura contará com a estreia nacional do filme Better Go Mad in the Wild, do realizador Miro Remo, reforçando a aposta do festival na divulgação de cinema contemporâneo.

Durante a apresentação, o vice‑presidente da Câmara Municipal de Santarém, Emanuel Campos, afirmou que o FICS “tem vindo a crescer em expressão e qualidade”, contribuindo para a projeção cultural da cidade. O autarca destacou ainda o aumento do número de filmes inscritos, 276 produções provenientes de 47 países, como indicador da consolidação internacional do festival.

Emanuel Campos sublinhou também o compromisso da autarquia com o evento, afirmando que o município continuará a reforçar o investimento na cultura e nos seus agentes culturais, acrescentando que o objetivo é, em conjunto com o Cineclube de Santarém, “fazer o festival crescer, atraindo novos públicos e novas produções”.

No final da sua intervenção, o responsável referiu ainda que o FICS poderá voltar ao Teatro Rosa Damasceno, adiantando que o executivo municipal está a trabalhar para devolver aquele equipamento cultural ao concelho.

Com esta nova edição, o Festival Internacional de Cinema de Santarém reforça o seu posicionamento como um dos principais eventos culturais da região, promovendo o cinema e valorizando, em simultâneo, a identidade local.

Etiquetas Relacionadas:

Notícias relacionadas