O Festival Nacional de Gastronomia de Santarém (FNG) foi eleito Evento do Ano da Região Tejo, nos Prémios Regionais da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) 2026. O galardão foi anunciado na tarde de terça-feira, dia 2 de junho, no Auditório da Casa do Brasil, numa cerimónia dedicada ao tema “Enoturismo Sustentável: Preservar o Futuro”, e chega no ano em que o festival assinala o seu 45.º aniversário.
A distinção, atribuída pela AMPV “como sinal de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pelo contributo para a promoção da região”, garante ainda a passagem do FNG à fase nacional dos prémios, onde irá representar o território do Tejo.
O festival, considerado o primeiro e mais antigo evento gastronómico do país, está marcado para decorrer entre 22 de outubro e 1 de novembro, na Casa do Campino, em Santarém.
João Teixeira Leite, presidente da Câmara Municipal de Santarém, destacou o significado da distinção, em comunicado ao Jornal O Almeirinense. “É um orgulho para Santarém podermos ser distinguidos por uma associação com o peso da AMPV”, afirmou, sublinhando que o festival “tem a sua história” e é “desde a sua primeira edição o mais transversal” do país.
O autarca realçou ainda a importância dos grandes eventos para a promoção turística do território. “Durante praticamente dez dias, temos o país inteiro em Santarém”, referiu, reafirmando o investimento municipal em iniciativas que atraem visitantes à região, a par do Verão in Santarém, do Reino de Natal, das Cortes e Lendas e do Festival de Órgão de Santarém.
Para além do prémio principal, Santarém recebeu mais três galardões na mesma cerimónia. Na categoria Associação, foram distinguidas a APRODER – Associação para a Promoção do Desenvolvimento Rural do Ribatejo e a EPVT – Escola Profissional Vale do Tejo. Na categoria Confraria Gastronómica, na subcategoria de Confraria Báquica, o prémio foi entregue à Confraria Enófila Nossa Senhora do Tejo, em todos os casos como reconhecimento pelo contributo para a promoção da região.












