Há 44 “caloiros” na Assembleia da República, deputados que se estão a sentar pela primeira vez no hemicíclo nesta legislatura. O Chega é o que tem mais estreantes: são 15 novos deputados, entre autarcas, assessores e dirigentes do partido, num total de 60 eleitos. Almeirim conseguiu, pela primeira vez, eleger uma deputada. Catarina Salgueiro explica ao Almeirinense como estão a ser estes primeiros dias na casa da democracia.
Como estão a correr os primeiros dias na AR?
Estão a correr bem, com serenidade e calma, ainda a adaptar-me a uma nova realidade, com muita informação para assimilar, mas muito motivada para fazer o meu melhor por Portugal e por todos os Portugueses.
Quais foram as sensações no primeiro dia?
Senti claramente que, estava a iniciar um novo ciclo na minha vida, foi indiscritível, com um enorme entusiasmo e muita motivação.
O que sentiu quando tomou posse?
O peso da responsabilidade de ser Deputada, de estar em representação por 1 milhão e 300 mil Portugueses através do partido Chega.
Já conhece todos os cantos à casa?
Conhecer os cantos à casa, como deve calcular leva o seu tempo, todos os dias vou conhecendo um pouco mais.
Quais os objetivos pessoais para este novo cargo?
O meu principal objetivo, é o de honrar todos os eleitores que votaram no Chega e por conseguinte em mim, estar próxima das pessoas, ouvir, estar presente, no fundo, ser a voz do Povo até ao centro das decisões, a Assembleia da República.
Vamos recuar um pouco mais e voltar a olhar para os resultados. Como analisa os resultados no concelho de Almeirim?
A estrondosa vitória do partido Chega em Almeirim reflete a tendência que se tem verificado a nível Nacional, o Povo quer Mudança. Também, mostra o descontentamento generalizado com os partidos tradicionais, por outro lado, revela que o partido Chega tem sido eficaz na comunicação da sua mensagem ao eleitorado.
Antes destas eleições, o antigo responsável concelhio do Chega fez algumas críticas. Como analisa essas palavras duras?!
Neste momento, estou focada no presente e no futuro, tendo como único objetivo o de trabalhar para ser a próxima presidente da Câmara de Almeirim.