Nos dias 18 e 19 de Agosto, a cidade de Pécs, na Hungria, acolhe a primeira edição do Campeonato da Europa Jovem de Teqball, oficialmente reconhecido e organizado pela FITEQ – Federação Internacional de Teqball.
Este será um momento histórico para a modalidade, que contará com a presença dos melhores jovens atletas europeus, e onde Portugal marcará presença com uma comitiva composta por cinco atletas Sub-19 e um director técnico.
Em 2023 e 2024, já tinham sido realizadas edições do Europeu Jovem organizadas pela CETEQ – Confederação Europeia de Teqball –, mas sem homologação nem reconhecimento formal por parte da Federação Internacional de Teqball. Nessas duas edições, Portugal conquistou três medalhas de bronze.
A representar o nosso país estarão três atletas femininas:
- Sara Bacatelo (19 anos), de Samora Correia
- Marta Oliveira (19 anos), de Almeirim (AO CENTRO NA IMAGEM)
- Soraia Comparado (18 anos), de Alpiarça
As três atletas femininas representam o Clube Desportivo “Os Águias” de Alpiarça.
E dois atletas masculinos:
- Martim Vasques (16 anos), de Santarém
- Gonçalo Reis (17 anos), do Carregado
Os dois atletas masculinos competem com as cores do GFEC “Caixeiros” de Santarém, um dos clubes mais activos do circuito nacional e internacional.
Os cinco atletas irão disputar as cinco categorias em competição:
• Singles Masculinos: Martim Vasques.
• Doubles Masculinos: Martim Vasques e Gonçalo Reis.
• Singles Femininos: Marta Oliveira.
• Doubles Femininos: Sara Bacatelo e Soraia Comparado.
• Doubles Mistos: Gonçalo Reis e Sara Bacatelo.
A liderar a comitiva estará João Carlos Pinheiro, nome maior do Teqball nacional, agora na qualidade de Director Técnico e responsável pelas selecções nacionais. Com uma carreira ímpar como atleta, foi Tetracampeão Nacional, participou em cinco Campeonatos do Mundo e integrou a selecção que representou Portugal nos Jogos Europeus.
Este primeiro Campeonato da Europa Jovem está a gerar grande atenção e expectativa, não só pelo seu carácter pioneiro, como também pela curiosidade em saber quem serão os primeiros Campeões Europeus Sub-19 da história da modalidade.
Nota: Actualmente, Portugal encontra-se sem uma federação nacional reconhecida pela FITEQ. A coordenação da participação portuguesa neste Europeu é assegurada por Rui Marques Leitão, membro do Conselho Executivo da FITEQ e responsável pela preparação e representação nacional neste evento internacional.