Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

  • Home
  • Sociedade
  • Almeirim recebe ação operacional da Proteção Civil com ICNF
Sociedade

Almeirim recebe ação operacional da Proteção Civil com ICNF

Por: Daniel Cepa 22 de Junho, 2026 2 Minutos de Leitura

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promoveu, no dia 18 de junho, uma ação de treino operacional conjunta com os Oficiais de Ligação do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), que decorreu nas instalações do Comando da Força Especial de Proteção Civil, em Almeirim.

A iniciativa reuniu elementos da estrutura operacional da ANEPC, corpos de bombeiros e oficiais do ICNF das regiões de Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Durante a ação foram aprofundados conhecimentos relacionados com os meios do ICNF no âmbito do Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) 2026, bem como matérias como o Regime Florestal e as Áreas Protegidas.

Os participantes tiveram ainda contacto com os principais instrumentos de comando e controlo operacional da ANEPC, nomeadamente o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS), o Sistema de Gestão de Operações (SGO) e a organização do Posto de Comando Operacional.

Segundo a ANEPC, esta ação permitiu reforçar a articulação entre diferentes entidades, promover a partilha de informação e uniformizar procedimentos, contribuindo para uma resposta mais coordenada e eficaz nas operações de proteção e socorro.

Etiquetas Relacionadas:

Notícias relacionadas