A Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria) vai promover, no próximo dia 9 de outubro, o I Simpósio de Audiologia, iniciativa que assinala o Dia Mundial do Audiologista. O encontro decorre no Auditório do Hospital de Santarém e terá como tema “Audição, Demência e Vertigem no Idoso: da Prevenção à Reabilitação”.
A iniciativa vai reunir profissionais de diferentes áreas da saúde para abordar a importância de uma intervenção multidisciplinar na prevenção, avaliação e reabilitação de alterações relacionadas com a audição, a cognição e o equilíbrio na população idosa.
Os trabalhos começam às 9h00, com um primeiro painel dedicado à relação entre audição, cognição e equilíbrio no idoso. Rogério Henriques, neuropsicólogo, vai abordar a avaliação neuropsicológica e a sua relação com a demência, enquanto as audiologistas Tatiana Marques e Odete Batista vão abordar, respetivamente, a relação entre audição e cognição e o impacto da reabilitação auditiva na demência. O painel inclui ainda a intervenção da neuropsicóloga Sofia Peralta, sobre envelhecimento cerebral e cognição.
Às 10h30, terá lugar uma discussão integrada sobre “O idoso com perda auditiva, défice cognitivo e vertigem: como atuar?”, moderada por Melissa Cravo, presidente da Associação Portuguesa de Audiologistas. O momento pretende promover o debate entre os diferentes profissionais envolvidos no primeiro painel.
A partir das 12h00, o segundo painel será dedicado à vertigem e à prevenção de quedas na população idosa. As audiologistas Tânia Conceição e Patrícia Ferreira vão abordar, respetivamente, a vertigem e o desequilíbrio na pessoa idosa e a importância da reabilitação vestibular neste grupo etário.
O programa termina com um momento cultural, às 12h40, que inclui a apresentação do livro “Não se Esqueça de se Lembrar – Desafios Cognitivos para Adultos e Idosos”, da autoria de Sofia Peralta. O encerramento do simpósio está previsto para as 13h00.
As inscrições são obrigatórias e devem ser realizadas através da plataforma SmartBusiness, mediante o preenchimento do formulário disponibilizado pela ULS Lezíria.











