Portugal Fresh investe 200 mil euros e leva empresas a feira agroalimentar em Madrid

A Portugal Fresh vai investir 200 mil euros na participação conjunta na feira agroalimentar Fruit Attraction, que vai decorrer em Madrid, Espanha, entre os dias 5 e 7 de outubro, um evento que marca o regresso físico dos produtores aos certames internacionais.

“A presença física em eventos internacionais das empresas produtoras de frutas e legumes vai regressar em outubro, com a participação conjunta na Fruit Attraction, em Madrid”, anunciou a Associação para a Promoção das Frutas, Legumes e Flores de Portugal num comunicado.

Segundo o que a Portugal Fresh adiantou à Agência Lusa, a deslocação e participação no evento vai implicar um investimento de 200 mil euros.

Em destaque no pavilhão da Portugal Fresh, que terá mais de 400 metros quadrados, estarão temas como o combate às alterações climáticas e o papel das empresas produtoras de frutas, legumes e flores na promoção da sustentabilidade.

“Depois de um ano complexo e desafiante, o regresso às atividades de internacionalização nos mercados-alvo é uma notícia muito positiva. Apesar de todo o contexto, as sucessivas participações da Portugal Fresh em certames internacionais nos últimos dez anos ajudaram as empresas portuguesas a fomentar contactos com os seus clientes externos”, apontou o almeirinense Gonçalo Santos Andrade, presidente da Portugal Fresh.

O responsável disse ainda que o setor vê como “muito positiva” a liderança da União Europeia no combate às alterações climáticas e “reforçará o seu empenho e a sua ambição para atingir o equilíbrio adequado entre a sustentabilidade ambiental, social e económica”. O número de empresas presentes no evento ainda não está fechado.

Na última década, o valor das exportações das Frutas Legumes e Flores nacionais passou de 780 milhões de euros em 2010 para 1,683 milhões de euros em 2020, segundo dados da associação.

A par da Fruit Attraction, a Portugal Fresh vai também marcar presença na Feira Nacional de Agricultura/ Feira do Ribatejo, entre 9 e 13 de junho em Santarém, bem como na Agroglobal, em Valada do Ribatejo, nos dias 7, 8 e 9 de setembro.

Criada em dezembro de 2010, a Portugal Fresh tem 87 sócios, que representam mais de 4.500 produtores nacionais.

Agência Lusa