O Almeirinense ao volante de um Prius Plug-in Hybrid

O Almeirinense, no âmbito de uma parceria com a Caetano Auto, do grupo Toyota, tem feito toda a sua rotina ao volante de um Prius Plug-in Hybrid.

No centro do novo Prius Plug-in está a mais recente geração da avançada tecnologia PHV da Toyota. Oferece aos utilizadores dois carros em um; uma ainda mais sofisticada motorização full hybrid e uma real experiência de condução totalmente elétrica com o dobro da autonomia proporcionada pelo modelo da geração anterior. 

Este aumento significativo da autonomia de condução elétrica foi alcançado graças a melhorias técnicas em três áreas principais: otimização da bateria híbrida, melhoria do desempenho da condução elétrica e maior velocidade de recarga para favorecer a conveniência de utilização. 

Localizada sob o espaço de carga na traseira, a bateria de iões de lítio de alta capacidade é fundamental para ter sido possível alcançar a significativamente melhorada autonomia elétrica de 50 km do novo Toyota Prius Plug-in. 

A potência elétrica também foi aumentada em cerca de 83 % graças ao desenvolvimento da primeira motorização híbrida da Toyota a utilizar um Sistema de Duplo Motor EV. Uma nova e altamente compacta embraiagem unidirecional dentro do transeixo permite que o gerador do sistema híbrido atue como um segundo motor elétrico. Desta forma aumenta a potência de condução elétrica para 68 kW para uma melhor aceleração e um desempenho ainda mais envolvente, ao mesmo tempo que reduz significativamente a frequência com que o motor a combustão é posto em funcionamento. 

A redução da utilização do motor a gasolina enquanto o Prius Plug-in está em modo elétrico foi possível graças à maior eficiência do novo sistema PHV, que se baseia na tecnologia full hybrid da 4ª geração mas que permite dotar o novo Prius com várias tecnologias sofisticadas.

A equipa de O Almeirinense agradece a Luís Hortet, pela sua confiança e disponibilidade.