Região dos Vinhos do Tejo tem o melhor branco e uma mão cheia de tintos de ouro

A prestação vínica do Tejo continua a dar que falar. Depois da boa prestação do último ano no que toca à certificação de Vinhos do Tejo é agora a vez da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) dar nota que é da região o melhor vinho branco do ‘Concurso de Vinhos CA 2020’.

A este galardão de Grande Ouro soma-se uma mão cheia de tintos premiados com Medalha de Ouro. Feitas as contas, foram seis os Vinhos do Tejo que integrarem a lista de vencedores da 7.ª edição desta competição, organizada pelo Crédito Agrícola em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal.

Assim, o ‘Quinta da Atela 2018’, produzido em Alpiarça na propriedade homónima, foi o grande vencedor no que toca à categoria de brancos, tendo sido um dos três néctares a receber Grande Medalha de Ouro – um branco, um tinto e um espumante. No que toca às Medalhas de Ouro, a lista de Vinhos do Tejo é composta por cinco vinhos, todos eles tintos: ‘Casal das Freiras Reserva 2018’, do Casal das Freiras; ‘Côro Syrah & Touriga Nacional Reserva 2017’, da Quinta do Côro; ‘O Mordomo Touriga Nacional Reserva 2019’, do Solar dos Loendros; ‘Quinta da Badula Reserva 2015’, da quinta com o mesmo nome; e ‘Zé da Leonor Reserva 2019’, da Casa Agrícola Rebelo Lopes.

Os enófilos que queiram comprar estes premiados vinhos, podem fazê-lo contactando directamente os produtores, através dos seus sites – e lojas on-line – ou dos contactos disponíveis nas suas redes sociais. Estes contactos podem também ser consultados em www.vinhosdotejo.pt. Alguns destes néctares estão também à venda nas lojas on-line de garrafeiras, em super e hipermercados e no Marketplace dos Vinhos do Tejo, em https://vivaovinho.shop/vinhosdotejo/.

Segundo dados revelados pela organização, a 7.ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola reuniu 183 vinhos, entre espumantes, brancos e tintos, com origem em 109 produtores das várias regiões vitivinícolas do país. O júri distinguiu 58 vinhos: um espumante, um branco e um tinto com Grande Medalha de Ouro e 55 vinhos com Tambuladeira dos Escanções de Portugal em Bronze, Prata e Ouro. As provas cegas foram realizadas em Lisboa, nos passados dias 27 e 29 de Novembro, por um júri composto por reconhecidos escanções, enólogos, enófilos e jornalistas do sector.

Vinhos do Tejo Premiados no 7.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola:
Grande Medalha de Ouro
Quinta da Atela branco 2018 (Quinta da Atela)
Medalha de Ouro – Tambuladeira dos Escanções de Portugal
Casal das Freiras Reserva tinto 2018 (Casal das Freiras)
Côro Syrah & Touriga Nacional Reserva tinto 2017 (Quinta do Côro)
O Mordomo Touriga Nacional Reserva tinto 2019 (Solar dos Loendros)
Quinta da Badula Reserva tinto 2015 (Quinta da Badula)
Zé da Leonor Reserva tinto 2019 (Casa Agrícola Rebelo Lopes)