Cultura ou “cultura”!

Nos últimos anos, talvez décadas, têm tentado mudar a Cultura, não só do País, mas no mundo em geral. A forma como a vemos, sentimos, interpretamos e vivemos! A Cultura, não é só para alguns sectores ou de algumas “pseudoelites de caviar”, a Cultura é a tradição, a história, o caminho e a vivência de um povo, de uma sociedade, de um País e de um Planeta! Alguns querem que seja dividida em “nova cultura” e “velha cultura”, em cultura que é a “deles” e a Cultura dos outros, que eles querem classificar de “bruta e retrógrada”!

Será este o futuro que nos espera, a promoção desta “cultura”, onde o bizarro, o “novo” e “moderno” é que é cultura!? Assim como em qualquer outro tema, esquecer ou forçar a esquecer, ou forjar a história para os interesses de alguns “iluminados”, só pode trazer maus resultados.

A História e a Cultura é que nos fazem o que somos, como indivíduos, povo e sociedade

Precisamos, como sociedade, usar a história, a cultura e o conhecimento, como um todo, e não a usar, parcialmente e adulteramente, para promover ideias e ideologias que, já provaram e continuam a provar, que não funcionam de nenhuma forma!

Não podemos apagar, restringir, proibir ou adulterar, pois elas, em conjunto, é que nos tornaram o que somos. Assim, não podemos apagar entre 1926/28 e 1974, pois não estaríamos onde estamos hoje. Tal como não podemos apagar entre 1910 e 1926, que foi o que deu origem aos acontecimentos de 1926. Assim como, não podemos, jamais esquecer os acontecimentos de 1908! (Só no Séc. XX!) A História e a Cultura é que nos fazem o que somos, como indivíduos, povo e sociedade!

João Vinagre
CDS Almeirim

Artigo de opinião da edição impressa de 1 de maio de 2021