Comércio Local

O comércio é um sector de actividade essencial para o dinamismo e diversificação das cidades, vilas e aldeias, quer a nível social, como a nível cultural, mas especialmente, a nível económico! Como bem sabemos, o comércio local é um dos principais responsáveis por fazer a economia de uma localidade circular e se fortalecer.

O comércio local enfrenta actualmente enormes desafios, num mercado que se tem vindo a tornar cada vez mais inovador e competitivo. Estimular e apoiar o comércio local é dar continuidade à construção da identidade histórica e revitalizar a memória coletiva das localidades.

É justamente por esse motivo que incentivar o consumo do que o comércio local oferece é tão importante. Quanto mais pessoas adquirirem produtos e serviços na própria localidade, mais estável se torna a economia! Ao estimular esse consumo, os empreendedores fazem com que o dinheiro circule nas localidades e nelas se mantenha.

Com o dinheiro a circular e sendo mantido na localidade, automaticamente, esta torna-se um local com mais e melhores oportunidades de emprego! No concelho de Almeirim, o Município de Almeirim, as Juntas de Freguesia e a Associação de Comerciantes, têm vindo a apoiar e impulsionar o comércio local de forma a torná-lo mais competitivo, inovador e atractivo para a população.

Atendendo à época natalícia em que nos encontramos, dos vários exemplos que posso enumerar do trabalho que tem sido feito por estas entidades, destaco a existência da plataforma de vendas online “BuyonMov”, a dinamização da campanha “5 vale o dobro” e a realização do “Mercadinho encantado”! A vida do nosso concelho depende de todos nós! Compre no comércio local!

Artigo de opinião da autoria de Teresa Aranha