Assalto na serra de Fazendas de Almeirim deixa estação repetidora dos Radioamadores inoperacional

Um assalto à cabine de uma estação repetidor de televisão amador provocou a inoperacionalidade da rede de retransmissão da Associação de Radioamadores do Ribatejo, na serra de Fazendas de Almeirim.

Segundo apurou o Jornal O Almeirinense, a situação terá ocorrido num espaço temporal entre domingo e a quarta-feira passada, 15 de junho. Os ladrões arrombaram a cabine da estação e cortaram um cabo coexial com cerca de nove metros que estava instalado na torre de antena que tem cerca de 30 metros. O objectivo do furto terá sido o cobre que se encontra neste tipo de cabos, o qual tem um alto valor comercial.

João Coelho, da Associação de Radioamadores do Ribatejo, aponta a um prejuízo de cerca de 500 euros resultante deste furto e revela ainda que levará algumas semanas até à reposição integral do serviço.

Para além desta cabine, os ladrões arrombaram a porta de outra estação que se encontra naquele local. Em maio passado, a antena do SIRESP também sofreu um assalto de onde terão sido furtados cabos e baterias.

A GNR está a investigar o caso e esteve no local a realizar perícias no sentido de encontrar os autores do crime.