Utentes esperam desde o dia anterior por consulta no Centro de Saúde de Almeirim

As unidades do concelho de Almeirim perderam cinco médicos em apenas seis meses, apurou o jornal O ALMEIRINENSE. Dois na USF e três na UCSP, Unidades Cuidados Saúde Primários, antigo Centro de Saúde.

Dos 12 clínicos em Almeirim, cinco saíram e sem qualquer substituição. O nosso jornal sabe que, entre saídas por reforma, baixas e saídas para outras localidades, houve uma redução brutal na capacidade de resposta no concelho. Como cada médico pode chegar a ter 1900 utentes, em Almeirim deixaram de ter médico perto de 9000 habitantes.

Diretamente ligado a este problema, estão os longos períodos de espera. Ao nosso jornal têm chegado relatos de espera que começa de noite e madrugada. 

Uma das mensagens foi enviada por mail às 2h30: “Neste momento são 2h30 da madrugada, cheguei ao centro de saúde de Almeirim, qual o meu espanto já cá estavam 2 pessoas desde as 23 horas de ontem [Quinta-Feira]. Para obtermos uma consulta visto não termos médico de família. Não se admite termos que apanhar frio e chuva para isto, tirando isto, temos vindo todos os dias de madrugada para aqui. Para obtermos consulta sem sucesso. Umas vezes o médico só atende duas pessoas, outras vezes é a greve ou de enfermeiros ou da administração e, enfim, é só desculpas, e nós é que nos lixamos e quando não vem médico algum para atender. O nosso presidente há uns dias atrás, declarou na sua página que assegurava médicos no centro saúde. Onde estão esses médicos?”, conclui este utente.