Maternidade do Hospital de Santarém com constrangimentos durante o Natal

O Hospital Distrital de Santarém (HDS), o Centro Hospitalar do Oeste e o Centro Hospitalar do Médio Tejo vão partilhar recursos para garantir o acesso a pelo menos um Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia na sua área de influência durante o Natal.

Em Santarém, a maternidade terá o Bloco de Partos encerrado entre as 8h00 de dia 25 e as 8h00 do dia 26 de dezembro, mas a Urgência Ginecologia e Obstetrícia estará aberta. No restante período das festas, e até dia 01 de janeiro, o Serviço de Obstetrícia /Ginecologia e o Bloco de Partos estarão a funcionar dentro da normalidade.

No Centro Hospitalar do Oeste, o bloco das Caldas da Rainha encerra das 08h00 de dia 23 às 08h00 de dia 26 e no Médio Tejo será Abrantes a fechar das 08h00 de dia 24 às 08h00 de 25.

No país, a região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) é aquela em que há mais condicionamentos, com diversos centros hospitalares a partilharem recursos para conseguirem manter pelo menos um bloco de partos na sua área de influência.

Em nota divulgada, a direção executiva do SNS reitera a importância de, antes do recurso a unidades de saúde, os utentes contactarem previamente o SNS 24 (808 24 24 24) e, em situações de emergência, o 112.

As alterações são justificadas pelas contingências à plenitude de funcionamento da rede de maternidades identificadas no período de Natal e Ano Novo.

A resposta articulada foi organizada “de acordo com as recomendações da Comissão de Acompanhamento da Resposta em Urgência de Ginecologia/Obstetrícia e Bloco de Partos”, acrescenta a nota.

A informação publicada nos jornais indica ainda que no dia 24 estarão abertos 221 centros de saúde (horários podem ser consultados no portal do SNS) e no dia de Natal estarão abertos 180.

Quanto ao período do Ano Novo, a resposta articulada das maternidades ainda está a ser ultimada, pelo que a informação das unidades que estarão encerradas será divulgada durante a próxima semana.