Urgência de obstetrícia do Hospital de Santarém vai funcionar de forma rotativa

As urgências de ginecologia e obstetrícia e as unidades de neonatologia de Lisboa e Vale do Tejo vão funcionar até final de março com a mesma metodologia rotativa do que no Natal e Ano Novo.

O Hospital de Santarém vai alternar com o Centro Hospitalar do Médio Tejo e o Centro Hospitalar do Oeste, alternando entre si o funcionamento das urgências e o bloco de partos. As alternativas para os utentes do Hospital de Santarém são o Hospital de Abrantes e Caldas da Rainha.

A confirmação de manter o plano adotado para o Natal e Ano Novo no primeiro trimestre deste ano na região de Lisboa e Vale do Tejo foi avançada, na sexta-feira, 13 de janeiro, em comunicado, pela direção executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), depois da avaliação feita numa reunião realizada na terça-feira com os vários hospitais.

 “Os resultados deste plano estratégico serão avaliados pela DE-SNS, durante o primeiro trimestre de 2023, e informarão as decisões para os trimestres seguintes, nomeadamente para o verão”, adiantou a comissão executiva.

A DE-SNS adiantou ainda que, apesar do desempenho positivo da operação ‘Nascer em segurança no SNS’ no Natal e Ano Novo, é “necessário trabalhar na melhoria de comunicação com os cidadãos, nomeadamente na resposta da Linha de Saúde SNS 24 e do CODU-INEM na referenciação das grávidas, bem como nas abordagens das instituições que se encontram em nível de contingência”.

C/Lusa