Tília centenária do cemitério alvo de nova intervenção. Presidente da Câmara manifesta preocupação

A tília centenária, localizada no cemitério de Almeirim, foi alvo de intervenção, esta quinta-feira, 23 de fevereiro, por parte de uma empresa especializada neste tipo de serviços, continuando a mesma a ser monitorizada pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF).

Esta é já a terceira intervenção que sofre nos últimos meses e o estado de degradação da árvore é cada vez mais evidente, apesar de nos últimos anos tudo ter sido feito para evitar o seu abate. A mais recente intervenção deixou a tília ainda mais despida e irreconhecível.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, manifestou nas redes sociais, a sua preocupação com o estado atual desta árvore.

“Ao longo dos anos, Câmara e Junta de Fregueisa têm feito tudo o que o ICNF recomendou para a sua salvaguarda. Estou no entanto preocupado com o seu estado de degradação”, refere.

Desde de julho de 2022, que o espaço envolvente à árvore se encontra vedado devido ao risco de queda. As autoridades tem levado a efeito diversas intervenções para evitar esse desfecho.

A Tília Tomentosa Moench, classificada como Árvore de Interesse Público, já se encontra em perigo de queda há alguns anos e tem vindo a ser alvo de vistorias por parte de técnicos do Instituto Superior de Agronomia.

As vistorias por parte destes técnicos avaliam o estado fitossanitário e avaliação de risco de ruptura desta árvore de grande porte.