Pensar no meio ambiente é relevante para o Rotary

Desde os seus primórdios que o movimento rotário se preocupa com o Mundo, procurando observá-lo como um todo e tentando actuar no sentido dele se tornar um lugar melhor. Se a subida do nível do mar poderá levar à perda de territórios e se a ocorrência de tempestades mais fortes está a afectar o abastecimento de água ou a destruir meios de subsistência, isso significa o agravamento das condições de vida para um número crescente de pessoas e implica uma maior necessidade de protegermos o meio ambiente. Se, enquanto cidadãos do Mundo, encaramos isto como a nossa maior
missão, devemos dar-lhe a importância que merece e como organização humanitária que somos, é nossa obrigação falar sobre problemas como as mudanças climáticas e a necessidade da protecção ambiental através da reciclagem e da mudança de mentalidades.

Uma das inegáveis vantagens do movimento rotário é o facto de estar presente em 200 países e áreas geográficas e de os seus associados terem ligações com as pessoas que podem influenciar as melhores decisões. Veja-se, como exemplo, que o sucesso do programa de erradicação da pólio que lançámos em 1979 não resulta apenas do fornecimento de vacinas, mas principalmente porque os rotários conseguiram dialogar com as pessoas certas, fomentar o apoio adequado e ajudar a tomar as decisões correctas.

Se conseguirmos fazer o mesmo relativamente ao meio ambiente, os governos de todo o Mundo vão ouvir-nos.
Embora tenhamos mais experiência noutras áreas (como a saúde, a educação, os recursos hídricos, o desenvolvimento económico comunitário e a promoção da paz) podemos facilmente capitalizar a experiência nelas acumulada e conjugar as diferentes necessidades e expectativas de cada território e região, pois a rede rotária mundial está motivada para procurar soluções e sobretudo para fomentar esse diálogo.

Um dos desafios que temos como organização é a nossa complexidade e a diversidade de objectivos que definimos. A protecção ao meio ambiente – que se insere perfeitamente na ideia central da melhoria geral das condições de vida – é apenas mais um deles e embora possa parecer mais difícil, talvez só requeira um pouco mais de cuidado e atenção para aumentar a mobilização da sociedade em seu torno.


Todo o movimento rotário tem estado empenhado em apoiar actividades que reforcem a conservação e a proteção dos recursos naturais, que promovam a sustentabilidade ecológica e fomentem a harmonia entre as comunidades e o meio ambiente, através da capacitação dessas comunidades às quais fornecemos recursos e o apoio a soluções locais que estimulem a inovação no sentido de enfrentar as causas e reduzir os efeitos das mudanças climáticas e da degradação ambiental.


Os programas de natureza ambiental, realizados e em curso onde já foram investidos mais de 20 milhões de dólares pela Rotary Foundation, como a recolha de plásticos, a plantação de árvores, a promoção da agricultura orgânica, a instalação de sistemas de geração de energia solar, a redução do desperdício de alimentos, sendo maioritariamente de âmbito local podem ter uma dimensão ainda reduzida, mas estão já a pôr em movimento a gigantesca roda rotária de contactos e influências que motivará a agregação de novas vontades na direcção de soluções adequadas e equilibradas.