Centro de Saúde de Almeirim com vagas para contratar quatro médicos de família

O Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria iniciou o procedimento para a contratação de 10 médicos recém-especialistas em Medicina Geral e Familiar para prestarem serviço nos Centro de Saúde da região, segundo aviso publicado em Diário da República (DR).

Para o Centro de Saúde de Almeirim, o organismo abriu um total de quatro vagas para colmatar a falta de médicos de família que se tem vindo a fazer sentir nos últimos meses.

De acordo com o documento, o concurso encontra-se aberto, pelo prazo de cinco dias úteis, contados a partir da publicação em Diário da República.

Recorde-se que, no passado mês de fevereiro, cerca de oito mil habitantes estavam se médico de família no concelho de Almeirim. À data, haviam apenas seis médicos a exercer funções na USF Cortes de Almeirim, sendo um a prestação de serviços. A situação estava pior na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (USCP), onde a falta de médicos levava os utentes, a esperas de várias horas ao longo da madrugada para conseguir uma consulta do dia, para tratar de baixas médicas ou até doença aguda.

No concurso anterior, o Centro de Saúde de Almeirim não abriu vagas para a contratação de novos médicos e necessitava na altura de um total de cinco médicos especialistas em Medicina Geral e Familiar

O ACES Lezíria engloba nove concelhos (Almeirim, Alpiarça, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém), num total de 73 freguesias, abrangendo uma área aproximada de 3.500 km2. Actualmente, presta cuidados de saúde primários a uma população de cerca de 200.000 utentes.