‘Mobilidade Urbana’, Carlos Oliveira

O objetivo da criação das políticas de mobilidade urbana é reduzir as desigualdades da população em relação ao direito de se movimentarem,e garantir a todos os cidadãos o direito de acesso à cidade de forma justa e digna. 

Algumas das ruas de Almeirim,pelo estado do piso e passeios,são exemplo de como parte da população está privada ou limitada desse direito seja ele pedonal ou automóvel. 

São muitos os residentes,principalmente os mais idosos que se debatem, diariamente, com dificuldades em movimentarem-se por necessidades básicas,como comprar pão ou deslocarem-se ao comercio local e que dependem de terceiros para o fazer,porque nao se arriscam a sair de casa por receio de quedas ou pela utilização dos passeios por parte de bicicletas que evitam o piso e adoptam este comportamento perigoso.

Os turistas que nos visitam para a gastronomia local,e decidem explorar a cidade, muitos com crianças pequenas ou carrinhos de bebé, pessoas com dificuldades de locomoção,desistem de o fazer porque não têm condições de circulação em passeios onde nem sequer uma pessoa consegue fazer uma caminhada normal.

O estado da degradação das viaturas pela utilização das mesmas vias,é outro problema para quem circula na cidade.

A fraca sinalização, ou inexistente nos cruzamentos, as passadeiras que pelo desgaste diário estão imperceptíveis em locais onde diariamente passam centenas de crianças para as escolas, continuam iguais, mesmo depois das férias de Páscoa que teria sido a altura ideal para a respectiva manutenção.

Carlos Oliveira – PSD Almeirim