Rotary Club de Almeirim promoveu passeio pelas Antigas Tabernas de Almeirim

Realizou-se, ontem, dia 17 de julho, pelas 20h30m, o Passeio pelas Antigas Tabernas de Almeirim, uma iniciativa do Rotary Club de Almeirim que tem como objetivo promover a cultura local e o hábito saudável da caminhada.

Com partida do Jardim da República, o centro nevrálgico da cidade no século XIX e XX, o passeio histórico percorreu as zonas dos Charquinhos, das Poupas, Rua de Coruche, Rua do Pinhal, Miguel Bombarda, Bernardo Gonçalves, entre outras, o roteiro das dezenas de tabernas que foram um marco histórico para a vida da cidade de Almeirim durante os séculos XIX e primeira metade do século XX.

Eurico Henriques, professor, investigador, autarca e anterior presidente do Rotary Club de Almeirim, ao longo de duas horas, assinalou estes locais e contou a história das personalidades, ainda hoje reconhecidas por muitos almeirinenses. Uma região cuja economia se centra na produção de vinho, a proliferação das tabernas conta a história económica de Almeirim, como a produção da aguardente e a crise da filoxera, assim como explica a expansão urbanística da cidade.

Ponto de reunião dos trabalhadores agrícolas, verdadeiros centros de socialização, as tabernas vêem também crescer outras profissões como os moços de fretes e os pregoeiros. Outros tempos e outras histórias que nos fazem sorrir! Quem não se lembra do ouvir falar do Café da Má Língua ou do Visconde do Caixote?

O passeio contou ainda com a presença do Presidente do Rotary Club de Almeirim, Arnaldo Xarim e de descendentes dos proprietários destes estabelecimentos que deram o seu valioso testemunho sobre a vida social e económica de Almeirim.