Grande Festa: N.ª Sr.ª do Castelo de 6 a 19 de agosto em Coruche

As Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo são mais uma vez marcadas por um cartaz cultural de luxo que apresenta, entre outros, nomes como Nuno Ribeiro, Marisa Liz, José Cid, Os Quatro e Meia (na foto de destaque) e Anjos, no Palco Sorraia.

Somam-se espetáculos de dança, fanfarras e muitos outros concertos, sobretudo com artistas locais, que acontecem no Palco Praça, em pleno Parque do Sorraia. 

A tradição religiosa e profana na génese dos festejos é desde logo assinalada a 6 de agosto com as tradicionais novenas em honra de Nossa Senhora do Castelo, que se prolongam até 14 de agosto, dia da cerimónia oficial de abertura. As celebrações religiosas abrangem ainda o Tríduo Solene e eucaristias, que marcam também a comunhão e o encontro das gentes naquela que é a principal festa coruchense, mas é a 15 de agosto, aquando da procissão em honra de Nossa Senhora do Castelo, padroeira de Coruche, que se transcendem.

De 14 a 19 de agosto a Festa é diversificada, com concursos de pesca desportiva, animação no espaço da Tertúlia dos Forcados e intensa atividade taurina ao longo de toda a programação, não faltando as largadas de bezerras e toiros, a tourada à corda com pastores e capinhas da Ilha Terceira, provas de condução de cabrestos e boi da guia, picaria à vara larga e, claro, uma grande corrida de toiros.

As Festas não se fazem também sem fogo de artifício sobre o Sorraia e sem a tradição do folclore, que tem os seus pontos altos no Festival Internacional de Folclore António Neves e no Cortejo Histórico e Etnográfico. Como não podia deixar de ser, as Festas terminam com um grande espetáculo pirotécnico de encerramento.

A festividade é também vincada, pelo regresso da diáspora coruchense e pela receção de milhares de visitantes que reconhecem a grandiosidade das celebrações, em devoção à padroeira de Coruche. Desmultiplicando-se por numerosas iniciativas, que caracterizam o território e a cultura de Coruche, as Festas em Honra de Nossa Senhora do Castelo, organizadas de forma tripartida pela Câmara Municipal de Coruche, pela Comissão de Festas de Coruche e pela Irmandade de Nossa Senhora do Castelo, representam indiscutivelmente o momento de festa mais alto do ano no Concelho.