Encontro Mundial da Companhia de Jesus reúne jovens de todo o mundo em Almeirim

Os participantes do MAGIS 2023, o Encontro Mundial organizado pela Companhia de Jesus, estiveram um semana em Almeirim. Os jovens dormiram no abrigo da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, infraestrutura recentemente aberta para receber peregrinos, que também estiveram no Lar S. José também em várias atividades. 

O MAGIS 2023, o encontro mundial organizado pela Companhia de Jesus, reúne jovens da Família Inaciana entre os 18 e os 35 anos, provenientes de todos os países do mundo. Sempre que é anunciada uma Jornada Mundial da Juventude, o MAGIS ocorre nos dez dias anteriores ao evento principal. 

O jornal O ALMEIRINENSE, entrevistou em exclusivo os peregrinos que estiveram sediados na Santa Casa da Misericórdia de Almeirim, e que viveram esta experiência na cidade. 

“Nos 10 dias antes às Jornadas, os Jesuítas e outras congregações religiosas, acolhem no país onde acontece as jornadas, cerca de 2000 a 2500 peregrinos, de cerca de 80 países, que se vêm preparar espiritualmente para as jornadas”, explicou Diogo Marques Gaspar SJ, um dos peregrinos da MAGIS.

O termo “MAGIS” em latim significa “mais; maior”, e tem um significado especial para a Companhia de Jesus, sendo frequentemente usado por Santo Inácio de Loyola, o fundador da ordem religiosa, para descrever uma profunda conexão pessoal com um Deus sempre maior.

Durante os dias de 22 e 31 de julho, os participantes do MAGIS, tiveram a oportunidade de vivenciar diversas experiências e atividades que celebram a fé e o serviço, criando um espaço de partilha e oração, em Portugal.

Em Almeirim, os peregrinos participaram em várias atividades relacionadas com ecologia e ambiente, uma das cinco categorias que poderiam experienciar “há experiências de Fé e Espiritualidade, Solidariedade e Serviço, Peregrinação e Caminho, e ainda experiências de Arte e Cultura, estas cinco categorias são as que estão a acontecer em todo o país. Existem 80 e cada experiência tem mais ou menos 30 jovens de todo o mundo”, explicou Inês Lucas, parte da equipa de comunicação da MAGIS, numa entrevista exclusiva ao jornal O ALMEIRINENSE.

Durante estes dias, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer um pouco da cultura, não só do nosso país, mas principalmente da região do Ribatejo “estou muito feliz de ter a oportunidade de conhecer a região do Ribatejo, toda a sua cultura e conhecer as gentes que nos explicam como vivem a vida aqui, os seus costumes e a sua religião”, explicou Mari Carmen, uma jovem peregrina procedente de Espanha.

“A principal missão é criar um futuro cheio de esperança”, Diogo Marques Gaspar SJ.

A história deste evento remonta a 1997, na França, quando ocorreu uma peregrinação de jovens próximos à Companhia de Jesus, antes da Jornada Mundial da Juventude. A iniciativa, que tinha como objetivo unir os jovens da Família Inaciana, evoluiu para o que é conhecido hoje como MAGIS.

A equipa responsável pelo MAGIS 2023 foi constituída com inspiração na Congregação Geral e nos apelos do Padre Geral Arturo Sosa, SJ, enfatizando a colaboração com outros como a forma de realizar a missão confiada à Companhia de Jesus.

O Papa Francisco também encorajou o “MAGIS”, o “mais”, que inspirou Inácio de Loyola a iniciar processos, acompanhá-los e avaliar seu impacto na vida das pessoas.

O “MAGIS 2023” representa uma oportunidade para os participantes contribuírem na criação de um futuro cheio de esperança, impulsionados pela consolação oriunda do encontro com o Senhor Ressuscitado. Essa esperança não é superficial, mas profunda com os princípios da espiritualidade inaciana que procuram a maior glória de Deus.