Governo anuncia novo programa de apoio à eficiência energética residencial

O governo lançou o Programa de Apoio a Edifícios mais Sustentáveis 2023, com o objetivo de promover a eficiência energética em residências permanentes.

Com uma dotação total de 100 milhões de euros, o programa vai oferecer um financiamento de 85% para a substituição de janelas, instalação de painéis fotovoltaicos e isolamentos naturais.

As inscrições para o primeiro aviso abriram no dia 16 de agosto, e encerram no dia 31 de outubro, com 30 milhões de euros disponíveis.

As intervenções elegíveis incluem a substituição de janelas ineficientes por janelas de classe energética A+, isolamento térmico e sistemas de aquecimento/arrefecimento sustentáveis.

A instalação de painéis fotovoltaicos e medidas para eficiência hídrica também são apoiadas.

Os edifícios fora de Lisboa e Porto terão um aumento de 10% no limite de incentivo, já os projetos acima de 5000 euros exigirão um certificado energético pré e pós-obras.

Este programa visa tornar as residências mais sustentáveis, enquanto impulsiona a adoção de práticas ecologicamente responsáveis. Uma oportunidade para economia de energia e um futuro mais verde.