Apelo à dádiva de sangue: Reservas dos grupos A e O dão apenas para dois dias. Almeirim com recolha esta quinta-feira

O Instituto Português do Sangue e Transplantação (IPST) e a federação de dadores alertaram que as reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são suficientes apenas para dois dias e apelam às dádivas. O IPST apelou, através das redes sociais, às dádivas com urgência face à escassez de reservas.

“As reservas de sangue dos grupos sanguíneos A e O positivo e negativo são presentemente de dois dias. As condições climatéricas dos últimos dias provocaram uma desaceleração da afluência dos dadores de sangue, pelo que pedimos aos dadores destes grupos sanguíneos que estejam em condições de fazer uma nova dádiva que o façam com a maior brevidade possível”, lê-se na publicação no Facebook, que faz eco ao apelo do IPST.

O Grupo de Dadores Benévolos de Sangue do Concelho de Almeirim (GDBSCA) promove uma dádiva de sangue, no próximo dia 24 de agosto, junto às Piscinas Municipais de Almeirim. A recolha de sangue será efetuada na unidade Móvel do Instituto Português do Sangue e Transplantação (ISPT), entre as 15h00 e as 18h00.

A falta de sangue prende-se com o período estival, que é tradicionalmente mais complicado para manter os ‘stocks’ de sangue em níveis satisfatórios. O período de férias, acompanhado de temperaturas elevadas, contribui para uma menor afluência dos dadores nos locais de colheita.

Todos os cidadãos maiores de 18 anos, com mais de 50 quilos de peso e que sejam saudáveis podem ser dadores.