Pedro Vinagre: o colecionador de memórias escutistas

Pedro Vinagre é escuteiro há mais de 20 anos, e tem um gosto particular em colecionar insígnias “começo por ir ao ACANAC em 2007, e disseram-me para levar insígnias para trocar porque lá havia muitas”, disse o escuteiro numa entrevista exclusiva ao jornal O ALMEIRINENSE.

Aproveitou a oportunidade de expor a sua coleção pela primeira vez, este ano no ACAREG, “diria que tenho seguramente mais de 5 mil insígnias, para não falar também da filatelia, fivelas de cintos, lenços e há ali algumas outras coisas”.

“Insígnias não são pedaços de trapo, são história”

Pedro Vinagre

Este já era um desejo do colecionador, que começou por uma “brincadeira”, e hoje tem orgulho em mostrar e partilhar, este gosto com outros escuteiros, desde os mais novos aos mais velhos, “eu acho que é muito bonito mostrar aos miúdos o quanto é bom poderem adquirir estas insígnias, porque isto também é história”.

Mas esta particularidade já vem de há muito tempo.

“Eu tinha o sonho de algum dia fazer uma exposição numa escala destas, porque eu não tenho isto exposto em lado nenhum, isto está bem acondicionado e bem guardado em casa”, a exposição pode vir a estar em Almeirim, mas por agora, essa possibilidade está apenas “apalavrada”, refere Pedro.

Reportagem completa na edição em papel de 15 de setembro