Câmara de Almeirim oferece aos alunos do concelho livro sobre as proibições do período do Estado Novo

A Câmara Municipal de Almeirim ofereceu às escolas do concelho um exemplar, por turma, do livro ‘Era Proibido’, da autoria de António Costa Santos, um livro que faz uma pequena recensão de coisas que eram proibidas durante o período do Estado Novo.

A entrega simbólica destes exemplares aos delegados de turma do Agrupamento de Escola de Almeirim aconteceu esta quarta-feira, 25 de outubro, seis meses antes da comemoração dos 50 anos do 25 de Abril.

A iniciativa decorreu nas bibliotecas escolares da Escola Secundária Marquesa de Alorna e na EB 2/3 Febo Moniz e contou com a presença de Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, e vereadoras da Educação e da Cultura, Emília Moreira e Ana Casebre, para além dos órgãos diretivos e professores do agrupamento. A iniciativa contou ainda com a participação alunos de várias turmas que leram, cantaram e expressaram o que “Era Proibido”.

Em declarações à ALMEIRINENSETV, Pedro Ribeiro, presidente da autarquia, assinala a importância de mostrar aos mais novos a vida antes do 25 de Abril.

“Nos últimos tempos, vamos ouvindo muita gente a dizer que antigamente é que era bom. Portanto, nada como desmontar o ‘antigamente é que era bom’ com o que era proibido no antigamente. É importante que se perceba o que é que era o antigamente, o que é que era proibido e quais as consequências de quem desobedece-se ao regime. Para que a História não se repita, é importante que os mais novos a conheçam”, refere.

O autarca salienta ainda as várias iniciativas que o municipio e as escolas do concelho, tem vindo a promover sobre este tema.

“São um conjunto de iniciativas que temos vindo a fazer com as escolas e quero, também, aproveitar para agradecer às escolas, aos professores, todo esse trabalho que têm vindo a fazer de informação para com os mais novos. Uma sociedade informada é naturalmente uma sociedade muito mais resiliente”, conclui.

Desde há dois anos, que o Agrupamento de Escolas de Almeirim tem vindo a promover um conjunto de iniciativas para assinalar os 50 anos do 25 de Abril de 1974, pois segundo o AEA “é muito importante que os jovens saibam o que “Era Proibido” e saibam como era viver num regime político, onde as proibições eram muitas.