Vinhos de Almeirim galardoados com ouro no concurso Sélections Mondiales des Vins

Quatro vinhos de Almeirim foram premiados na 30.ª edição do concurso Sélections Mondiales de Vins, que se realizou no Canadá. No geral, a região dos Vinhos do Tejo arrecadou quatro medalhas de Grande Ouro, 14 de Ouro e uma de Prata

O Babu Reserva tinto 2021 (Fiuza & Bright), Falcoaria Late Harvest branco 2016 (Casal Branco), Falua 2 Castas tinto 2020 (Falua) e Fiuza Eminente Reserva tinto 2021 (Fiuza & Bright) foram o vinhos de Almeirim premiados com a medalha de ouro.

Da região dos Vinhos do Tejo, destaque para quatro vinhos da Adega do Cartaxo, que foram agraciados com medalhas de Grande Ouro e listados no importante TOP 50.

De referir que a concurso e em prova cega estiveram mais de mil vinhos de todo o Mundo, ficando o TOP 50 reservado aos vinhos com as pontuações mais elevadas nesta competição – com 93 ou mais pontos –, de todas as categorias e países. Este ranking pretende revelar produtos de excelência, facilitando a sua potencial entrada no mercado do Quebec, no Canadá, e nos mercados americanos.

O anúncio dos vencedores do Sélections Mondiales de Vins decorreu no dia 20, por ocasião da Grande Degustation de Montreal, organizada pela Sociéte des alcools du Québec (SAQ), o monopólio no que toca à importação de vinhos e outras bebidas alcoólicas.

Portugal foi o país com mais vinhos medalhados, com um total de 88, dos quais 12 com Grande Ouro e TOP 50, o que significa que 35% dos 249 vinhos portugueses inscritos foram premiados e que conseguiu 249,35% no que toca a resultados positivos. Seguiu-se Itália com 83, França com 79, Espanha com 40, Moldávia com 33, Canadá com 27, Austrália com 25, Roménia com 24 e Argentina com 16 medalhas.