Associação de Benfica do Ribatejo assinala lançamento da obra da nova ERPI (c/fotos)

A Associação de Solidariedade Social de Benfica do Ribatejo (ASSBR) assinalou esta segunda-feira, dia 25 de março, o início da construção do edifício destinado à sua Estrutura Residencial Para Pessoas Idosas (ERPI).

A nova ERPI vai contar com 35 camas na nova resposta social e uma intervenção ao nível de Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário que proporcionará sete dias semanais de serviços. A infraestrutura vai permitir ainda a criação de cerca de 20 posto de trabalho.

A obra tem um custo de 2.069.241,30 euros, sendo parcialmente financiado pelo Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais 3.0 (PARES), em 1.313.247,60 euros. A ASSBR conta ainda com o apoio da Camara Municipal de Almeirim, parceiro que vai financiar a restante verba.

Para assinalar o início dos trabalhos, foi realizada uma cerimónia informal que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Almeirim e os representantes da empresa VOMERA, construtora que ganhou o concurso público de empreitada.

Os utentes de Centro de Dia foram envolvidos neste momento de concretização e alegria, efetuando uma largada de balões e um estrondoso minuto de palmas.

Maria Clara Pó, diretora técnica da ASSBR, assinala que este projeto é a realização de um sonho das sucessivas direções, que ao longo de mais de 20 anos, tem vindo a trabalhar no sentido de conseguir financiamento para o projeto e destaca ainda o grande apoio por parte da autarquia.

“Temos a sorte de realizar esta obra em Almeirim, a autarquia apoia-nos em tudo. Ajuda-nos tanto a nível financeiro, como também no concurso público para a realização da obra, uma vez que não temos este tipo de experiência. O presidente Pedro Ribeiro tem sido cinco estrelas connosco”, refere a responsável.

O final da obra está previsto para junho de 2025 e são já muitos os idosos que pretende um lugar neste equipamento.