Centro de Saúde de Almeirim requalificado e ampliado com verbas do PRR

O Centro de Saúde de Almeirim vai ser requalificado e ampliado com verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num investimento de cerca de dois milhões de euros. A verba foi anunciada por Manuel Pizarro, ministro da Saúde, enquanto discursava na inauguração do novo Centro de Saúde da Chamusca, que decorreu na passada terça-feira, dia 26 de março.

Pedro Ribeiro, presidente da Câmara de Almeirim, confirma que esta requalificação e ampliação já se encontra aprovada nas verbas do PRR e que com este investimento será possível aumentar a capacidade da infraestrutura em termos de gabinetes médicos e outras salas técnicas. A ampliação do espaço prevê ainda ainda a criação de locais para teleconsulta, recolha de análise clínicas – analises que serão encaminhadas para o laboratório do Hospital de Santarém – e ainda melhorar as condições de trabalho da Unidade de Cuidados na Comunidade, que tem profissionais de diversas áreas.

O responsável adianta que a autarquia vai adquirir, por cerca de 300 mil euros, o terreno que se encontra nas traseiras do Centro de Saúde, para permitir o alargamento da infraestrutura.

O alargamento do espaço permite a criação de uma segunda Unidade de Saúde Familiar (USF), para garantir a cobertura total de médicos de família a todos os utentes do concelho de Almeirim.