Para que a passagem fosse realização com toda a poupa e circunstancia, bem como todo o seu legado, entre o executivo cessante e o executivo recém-eleito, eis que no último fim-de-semana de mandato, foi inaugurado o “requalificado” Jardim dos Charquinhos e o Jardim do Pavilhão Alfredo Bento Calado.
Se não fosse trágico, seria cómico. Depois de milhares de euros em projecto inicial, para o Jardim do Pavilhão ABC, que para além de arranjos de jardim, parque de estacionamento e um campo sintético coberto, temos um jardim!
A constante busca por mostrar grandes obras de betão, sempre em projecto, dá nestas obras, um legado de 12 anos, que querem elevar ao pedestal e perpetuar nas acções vindouras.
Depois temos o Jardim dos Charquinhos, que após esmerados gastos no seu vizinho, IVV (que ainda vai fazer correr muita tinta e dinheiro), surge requalificado, totalmente desprovido de equipamentos, espaço e infra-estruturas de outros tempos, mas que também teve direito a perto do milhão.
Mas creio que passará com grande facilidade, pois como é uso recorrer de com ajustes directos, para alterar, corrigir, acrescentar, esses valores irão surgir. Hoje temos um espaço despido e transmutado do que foi, mas que representa claramente as escolhas e decisões destes últimos 12 anos.
Como é um legado que querem continuar nos próximos 4 anos, serão 4 anos de luta e demonstração de que, é possível fazer diferente e melhor, para que não seja renovado. Mostrar onde estão a não “fazer bem” e como se pode fazer melhor, porque se nada é perfeito, cabe-nos procurar diminuir ou impedir o “menos bem”.












