Shopping cart

No Widget Added

Please add some widget in Offcanvs Sidebar

Região

Coruche leva artesanato, vinhos e cortiça à FIA Lisboa

Por: Daniel Cepa 26 de Junho, 2026 2 Minutos de Leitura

O Município de Coruche volta a marcar presença na Feira Internacional de Artesanato (FIA Lisboa), que decorre entre 27 de junho e 5 de julho, levando ao certame uma mostra representativa do artesanato, dos produtos locais e do património cultural do concelho.

Instalado no Pavilhão 1 da FIL, o stand de Coruche reúne várias expressões tradicionais, desde a cortiça e a madeira à cestaria em junco, passando pelos bordados, trapologia e a arte da cera. A oferta é complementada com doçaria regional e vinhos, promovendo uma experiência que cruza tradição e identidade local.

A participação integra também um coordenado desenvolvido no âmbito do Concurso de Ideias e Criatividade deste ano, reforçando a ligação entre o artesanato tradicional e o design contemporâneo.

Inserida na estratégia de valorização do território ligada ao montado de sobro e à cortiça, a presença de Coruche assume especial destaque num ano em que o Ribatejo e o Alentejo são regiões convidadas da feira.

A cortiça, enquanto matéria-prima emblemática do concelho, ocupa um lugar central na exposição, demonstrando a sua versatilidade e capacidade de adaptação a novas abordagens criativas, sem perder a ligação às origens.

Ao longo dos nove dias, os visitantes terão oportunidade de contactar com artesãos e produtores locais, entre os quais Rosário Santos, Maria José Santos, Joaquina Correia, Felisbela Coutinho, Ofélia Rama, Manuela Mesquita, Esmeralda Gouveia, Paulo Nunes e Arlindo Pirralho, que dão a conhecer técnicas e saberes ligados ao território.

Considerada a maior feira de artesanato da Península Ibérica e uma das maiores da Europa, a FIA Lisboa reúne centenas de expositores nacionais e internacionais, afirmando-se como um espaço de promoção cultural e económica de diferentes regiões.

Etiquetas Relacionadas:

Notícias relacionadas