Famílias

O mês de julho, foi o mês em que se debateu, na Assembleia da República, o Estado da Nação! Um dos pontos importantes desse debate e que tem sido uma prioridade para a legislatura do Partido Socialista, são as famílias portuguesas.

Desde 2015 que foi concretizada uma melhoria salarial, tendo havido aumentos de mais de 50% do salário mínimo nacional e de cerca de 26% da remuneração média e desde 2016 que houve um aumento de cerca de 20% das pensões médias! Estes aumentos tiveram como efeito imediato um maior poder de compra das famílias portuguesas. 

Tem havido uma forte tentativa de combate à inflação, com diversas medidas de apoio destinadas às famílias, as quais durante o ano de 2022, ascenderam a 5,7 mil milhões de euros. 

Foram aprovadas diversas medidas de apoio trimestral, durante o ano de 2023, a cerca de um milhão de agregados familiares e foi criada uma nova prestação social de garantia para a infância.

Foi criado o cabaz IVA Zero, do qual constam um conjunto de bens essenciais, cuja tributação é 0%, o qual vigorará até ao final de 2023.

Foi assegurado o início da gratuitidade das creches! Nesta matéria, o Município de Almeirim, tem sido um dos que tem lutado pela existência de creches públicas/municipais gratuitas, sendo que, foi recentemente inaugurada a Creche “BRINCAR” e adquirido um edifício, com o objetivo de promover a sua reabilitação para acolher uma nova creche, com capacidade para cerca de uma centena de crianças!

Os tópicos que acima elenquei são o resultado de muito trabalho, que foi maioritariamente feito fora dos “holofotes”, mas que é importante relembrar, porque é o resultado desse mesmo trabalho, que dá dignidade e algum bem-estar a milhares de famílias! 

Teresa Aranha – PS Almeirim