“O nosso objetivo é o crescimento com qualidade”

A Confraria Gastronómica de Almeirim organiza a nona edição do Festival da Sopa da Pedra. Este ano, há algumas mudanças no espaço, para crescer e aumentar a qualidade, como destaca Luís Manso que preside à Associação desde 26 fevereiro. A entidade organizadora do evento com maior exposição mediática festejou, no dia 20 de maio, 19 anos.

Que expectativas tem para o Festival?

 Vamos para a nona edição do Festival, sendo que este evento tem aumentado de dimensão e mediatismo todos os anos. Esperamos aumentar o número e a satisfação dos visitantes e proporcionar melhores condições de visibilidade aos expositores. O nosso objetivo é aumentar o impacto nacional do festival e, consequentemente, da Sopa da Pedra e gastronomia do concelho de Almeirim.

Quais as grandes diferenças para este ano?

 Este ano alterámos a disposição das tascas, dos expositores e dos divertimentos. Retomamos o espaço destinado à promoção dos vinhos, que este ano irá ser gerido pela CVR Tejo, através de uma parceria, e com isso, esperamos melhorar a interação dos visitantes com os vinhos do Tejo.

O espaço vai ter uma disposição diferente. Porquê ?

 A Confraria procura a melhoria constante e somos os principais críticos de nós mesmos. Com base na avaliação das edições anteriores, cremos que, havendo esta alteração dos lugares das tascas e dos expositores, irão melhorar as condições para os nossos visitantes, expositores e patrocinadores. Com o mesmo intuito, o espaço junto ao palco também mereceu a nossa atenção e ampliamos as zonas de circulação.

Este ano vão ter a Carolina Deslandes como grande atração musical. O porquê desta aposta?

 Queremos ter o festival no roteiro dos grandes eventos nacionais e, já no passado, tínhamos feito apostas em artistas bastante conhecidos, como Toy, Rosinha e Quim Barreiros. No entanto, temos consciência que ao, conseguir contratar uma artista com a dimensão e qualidade da Carolina Deslandes, iremos abrir portas para atrair novos visitantes. Lembramos que a Carolina Deslandes ganhou o Globo de Ouro em 2022 para melhor atuação ao vivo no Coliseu dos Recreios e que, este ano, tem concertos marcados para o Altice Arena em Novembro e para o Super Bock Arena em Dezembro.

Têm ideia de quantas pessoas podem vir ao festival?

 Uma vez que não temos controlo de entradas é difícil dizer um número concreto, mas esperamos que, pelos cinco dias do Festival, estejam presentes 25 000 pessoas. O nosso objetivo é o crescimento com qualidade e, por isso, preparámos o espaço de forma diferente. No entanto, temos noção de algumas limitações do espaço e não iremos pôr em questão o conforto dos visitantes do festival.

O festival tem vindo a ganhar espaço no panorama nacional. Concorda com esta ideia?

 Sem dúvida. Nas edições anteriores tivémos diretos na televisão todos os dias do festival, sendo este o evento que proporciona maior exposição mediática do concelho de Almeirim. É nosso objetivo que assim continue, porque assim divulgamos a nossa gastronomia para além das nossas tradições.

É um festival que é uma montra da gastronomia do concelho?

 É isso que pretendemos mostrar a quem nos visita, uma experiência que recordem e que queiram repetir. Almeirim é a capital da Sopa da Pedra e todos os portugueses o sabem, sendo que a atribuição de Especialidade Tradicional Garantida veio consolidar este estatuto. No festival temos também presentes as caralhotas, o Melão d’Almeirim e os vinhos do concelho, com especial destaque para os vinhos produzidos com a casta Fernão Pires.

Quais as principais ajudas da Confraria para a concretização desta festa?

 A nossa ajuda são os nossos confrades e as suas famílias, o Município de Almeirim e os patrocinadores, pois sem eles este evento não teria a dimensão que tem hoje. Lembramos que a Confraria Gastronómica de Almeirim é uma associação recreativa e cultural sem fins lucrativos. O objetivo é divulgar a gastronomia, a cultura e as tradições do nosso concelho.

Não são concorrência aos restaurantes?

 Todos os anos a imprensa faz-nos questões relacionadas com uma possível concorrência que o Festival da Sopa da Pedra possa fazer à restauração local e, segundo nos informam, estes dias são os de maior afluência de clientes na restauração local. A verdadeira questão é que o trabalho de divulgação do Festival feito pela Confraria e pelo município tem potenciado o número de visitantes nos restaurantes no final de Agosto, assim como em todo o ano. É também para isso que trabalhamos e estamos contentes pelo impacto positivo do festival na restauração.

Quer aproveitar para fazer um convite?

Claro, mas primeiro queremos agradecer ao jornal O Almeirinense, que também tem sido nosso parceiro, a oportunidade de darmos esta entrevista. Assim fazemos um convite à população do concelho de Almeirim para nos visitar e para se divertir nesta festa que é o Festival da Sopa da Pedra.