Depressão Babet provoca queda de árvores, inundações e um incêndio no concelho de Almeirim

O estado do tempo tem estado, desde hoje, dia 17 de outubro, a ser afetado pela depressão Babet e no concelho de Almeirim já provocou a queda de árvores.

Segundo apurou O Almeirinense, junto de fonte do Bombeiros de Almeirim, o mau tempo que se tem vindo a fazer sentir já provocou a queda de duas árvores, uma na cidade de Almeirim e outra na localidade de Marianos. Durante a tarde, ocorreu uma inundação numa estrada municipal, que foi resolvida de imediato e ainda um incêndio num quadro elétrico, em Paço dos Negros.

Apesar destas ocorrências, o trabalho dos bombeiros foi relativamente calmo.

Nos próximos dias, o tempo “vai ser condicionado pela aproximação e passagem de sucessivos sistemas frontais associados a depressões”, que “transportam na sua circulação uma massa de ar com características tropicais, destacando-se o elevado conteúdo em vapor de água”, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Recorde-se que o IPMA, emitiu aviso amarelo para o concelho de Almeirim e restante distrito de Santarém entre as 00h00 desta terça-feira, 17 de outubro, até às 15h00 de quinta-feira, 19 de outubro.

A previsão de mau tempo para os próximos dias levou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) a emitir um aviso à população, alertando para a possibilidade de inundações urbanas, cheias e deslizamentos de terras.

No aviso, a ANEPC pede a “adoção de comportamentos adequados” para prevenir consequências do mau tempo, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento de águas e a fixação de estruturas soltas”.