Maria Lamas

Este ano, assinala-se os 130 anos do nascimento de Maria Lamas. É importante recordar o extenso legado desta escritora, resistente antifascista e ativista política pelos direitos das mulheres, cujas ações tiveram impacto não só a nível nacional, como também mundial.

Maria Lamas integrou várias organizações opositoras ao Estado Novo, o Conselho Mundial da Paz, a Federação Democrática Internacional das Mulheres (FDIM), e inclusive, em pleno fascismo, representou em Congressos internacionais as mulheres democratas da nossa terra, sendo uma das fundadoras do Movimento Democrático de Mulheres (MDM). Maria Lamas honrou o Partido a que pertenceu durante 40 anos — o PCP. Foi uma importante ativista pela emancipação das mulheres, bem como na defesa e valorização dos seus direitos. Realizou inúmeras intervenções pela paz, pela liberdade, civilização, progresso e dignificação humana.

Hoje, mais do que nunca, devido aos constantes retrocessos e ataques aos nossos direitos e à nossa liberdade, devemos continuar o seu exemplo, para que o que foi conquistado com Abril não se perca. Porque o caminho a seguir ainda é longo, e há muito a fazer e direitos por cumprir, direitos como a igualdade na vida e no trabalho, igualdade salarial, mais apoios à natalidade, lutar contra a discriminação e contra a liberdade de poder constituir família sem sofrer retaliações, lutar pela idade da reforma mais justa mediante atividade profissional, reformas e pensões mais dignas, entre outros direitos.

Ana Rita Monteiro – CDU Almeirim