Faleceu o mestre José Rodrigues, professor de várias gerações de enólogos

José Manuel Assunção Rodrigues, professor de várias gerações de enólogos da Escola Superior Agrária de Santarém, faleceu esta quinta-feira, 24 de agosto, aos 74 anos de idade.

O mestre José Rodrigues, natural de Almeirim, era licenciado e mestre Viticultura e Enologia e foi professor Escola Superior Agrária de Santarém, na área da enologia de 1975 até se aposentar. Colaborou em trabalhos de experimentação e investigação diversos e participadou em conferências, colóquios e workshops em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos da América.

Fazia parte da Câmara de Provadores da CVRTejo (na reserva), assim como de diversos júris de concursos de vinhos regionais e nacionais. Sócio da Associação. Portuguesa de Enologia. (APE) e pertenceu às Confrarias Báquicas da Estremadura e da Nossa Senhora do Tejo (Ribatejo).

Foi membro dos órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Almeirim entre 1999 e 2011, instituição que endereça as mais sentidas condolências à família e amigos.

São já várias as mensagens de luto pela morte do mestre espalhadas pelas redes sociais, onde se destaca a da Escola Superior Agrária de Santarém, na qual foi professor durante décadas.

“Amigo de abraços e afetos, “Charrua” de alma e coração tocou a vida de estudantes, colegas e amigos através da sua generosidade na amizade, do seu trato fácil, dos seus ensinamentos e do seu humor inigualável. Deixou um enorme vazio que não será certamente ocupado pois será impossível esquecer o Mestre. “Fogo à Peça” amigo Zé Rodrigues! Descansa em paz”, destaca o estabelecimento de ensino.

Também o presidente da Câmara Municipal de Almeirim lamentou a morte do seu amigo.

“Conheci o Engº José Rodrigues quando tinha seis anos. Só tenho boas recordações. Recordações do dirigente desportivo. Recordações do Enólogo. Recordações do homem que estava sempre bem disposto. Almeirim perde um cidadão exemplar. E eu posso dizer que perco um amigo. À familia, sobretudo aos filhos os meus sentimentos”, refere.

O funeral de José Rodrigues realizou-se no passado dia 26 de agosto, no Cemitério de Almeirim.