Teresa Palma Ferreira regressa ao cine teatro de Almeirim

Um dos grandes destaques da programação cultural agendada para o mês de outubro é o recital de piano, protagonizado por Teresa Palma Ferreira. O recital acontece já no próximo domingo, dia 16 de outubro, no cine teatro de Almeirim, pelas 17 horas. Os bilhetes são gratuitos e podem ser levantados na tesouraria da câmara Municipal de Almeirim.

Teresa Palma Ferreira já é uma presença assídua em Almeirim. Há um ano atrás, a jovem pianista passou pelo cine teatro de Almeirim para protagonizar um concerto memorável. Na altura, o jornal O Almeirinense teve a oportunidade de entrevistar a jovem pianista.

Teresa Palma Pereira tem um doutoramento em Piano, já ganhou diversos prémios nacionais e internacionais, e tem realizado recitais em países como a França, Suécia e China. 

Considerada como uma das pianistas mais talentosas de Portugal, Teresa destaca-se pela sua originalidade. Numa entrevista dada ao O Almeirinense, Teresa revelou que tem uma panóplia de interesses que não passam só pela música. Gosta de escrever e publicou, em 2020, uma obra de literatura infantil. Recusa, contudo, percepcionar a escrita como uma segunda carreira: “Por acaso foi um livro que saiu no início da pandemia. Eu gosto de explorar assim outras vertentes, mas não posso vê-los como uma carreira”, diz a pianista. 

Para além da música e da literatura, gosta também de pintar e revelou ao Almeirinense que não toca nenhum instrumento para além do Piano. Quando era mais jovem o “Piano era tão absorvente” que não dava espaço para “experimentar outros instrumentos só por graça”, conta a pianista. 

Na preparação para os seus concertos, Teresa evita fazer “ escolhas cerebrais”. “Escolho tocar apenas aquilo que eu gosto mesmo”, diz a pianista. Contudo, Teresa admite ter uma particular afeição pela música popular e, em todos os seus concertos, escolhe tocar “compositores que têm alguma raiz popular, que eu aprecio muito”, refere. Quanto a projetos para o futuro, Teresa ainda não tem nada planeado. Quer apenas desfrutar dos concertos ao vivo, e compensar o tempo em que esteve parada. A pianista não pensa, assim, em publicar novos álbuns, até porque a indústria é “muito frágil e acaba por não compensar”.

Em todos os recitais é possível verificar a relação profunda que Teresa possui com o Piano. Essa relação é, segundo a artista, “ intemporal”. “A música desligou-se das pessoas mas esta música é, sem dúvida, intemporal”