Chuva intensa coloca Almeirim sob aviso amarelo este sábado

O concelho de Almeirim está hoje sob aviso amarelo devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente, que pode ser acompanhada de trovoada, segundo o IPMA.

O aviso amarelo no concelho de Almeirim estende-se até às 18h00 de hoje, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Por causa da previsão do IPMA, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para a possibilidade de ocorrência de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento e cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.

Chama igualmente à atenção para a possibilidade de deslizamentos, derrocadas e outros motivados pela infiltração da água, podendo ser potenciados pela remoção do coberto vegetal na sequência de incêndios rurais, ou por artificialização do solo.

Pode ocorrer também, segundo a ANEPC, arrastamento para as vias rodoviárias de objetos soltos, ou ao desprendimento de estruturas móveis ou deficientemente fixadas, por efeito de episódios de vento forte, que podem causar acidentes com veículos em circulação ou transeuntes na via pública.

Por isso, a ANEPC recomenda à população a adoção de comportamentos adequados e medidas de autoproteção.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Para os próximos dias o IPMA prevê chuva e vento fraco a moderado.