“A demência e o cuidar” foi tema da primeira sessão de sensibilização destinada a familiares de idosos

O auditório da Santa casa da Misericórdia de Almeirim (SCMA) recebeu no sábado, 21 de janeiro, a primeira sessão de sensibilização “A demência e o cuidar”, destinada aos familiares dos utentes do Lar de São José, em Almeirim.

A demência é considerada uma das doenças do séc. XXI, sendo cada vez mais importante desmitificar as causas, os sintomas e como viver ou cuidar de uma pessoa com esta patologia.

A sessão contou com a participação de Pedro Sousa e Silva, farmacêutico e tesoureiro da SCMA, Helena Duarte, diretora-geral da SCMA, e ainda três oradoras convidadas: Ana Costa, enfermeira do Lar de S. José, Filipa Gomes, Associação Alzheimer Portugal e Ana Garcia Correia, jurista da SCMA.

A primeira a tomar a palavra foi Ana Costa, que iniciou a sessão explicando que a demência é incurável, é crónica e progressiva, designando-se pela morte das células cerebrais e que a doença advém de quatro tipos: Alzheimer, demência vascular, Corpos de Lewy e ainda, em doença avançada de Parkinson, a demência pode desenvolver-se.

A enfermeira alertou ainda para os primeiros sinais que podem indiciar demência, tais como a perda de memória, perda de noção do tempo, problemas de linguagem, entre outros.

“A demência tem três fases, desde a precoce à avançada, e, neste último caso, torna-se muito difícil para o cuidador informal e, na maioria dos casos, é necessária a institucionalização”, assinala.

Na sua intervenção, Filipa Gomes, apresentou a Associação Alzheimer Portugal e falou da importância de se “desmitificar a doença, apoiar os cuidadores e trabalhar junto da comunidade”. Já a advogada, Ana Garcia Correia, esclareceu dúvidas acerca do testamento vital e do maior acompanhado.

A sessão contou com casa cheia e deu o mote para uma parceria entre a SCMA e a Alzheimer Portugal