Projecto Tejo galardoado com o prémio Marquês de Rio Maior Agricultura 2023 na Quinta do Casal Branco

A Quinta do Casal Branco recebeu a cerimónia de entrega do prémio Marquês de Rio Maior Agricultura 2023, instituído pela Real Associação do Ribatejo, no passado dia 24 de novembro, em Almeirim. A cerimónia foi presidida pela Infanta D. Maria Francisca de Bragança.

A Real Associação do Ribatejo galardoou o Projecto Tejo desenvolvido pela Associação + Tejo, pela sua proposta relevante no aproveitamento dos recursos hidráulicos para fins múltiplos, nomeadamente na rega do Vale do Tejo, Oeste e Setúbal e com uma forte componente a nível ambiental e de combate à poluição hídrica.

A Infanta Maria Francisca de Bragança, no seus discurso, agradeceu aos Agricultores a capacidade de inovação e de resiliência, reforçou a importância central da actividade e a necessidade de estratégia nacional para salvaguardar os nossos recursos hídricos, garante da nossa subsistência.

O Prémio tem o nome do Eng. Agrónomo João Saldanha Oliveira e Sousa, Marquês de Rio Maior, técnico agrícola e agricultor no Ribatejo que desempenhou brilhantemente funções como professor, director da Estação Nacional de Fruticultura, autarca e dirigente monárquico.

O Júri desta iniciativa promovida pela Real Associação do Ribatejo é presidido por João Coimbra e tem como vogais, Gonçalo Martins da Silva, Fernando Mouzinho, Nuno Geraldes Barba, Francisco Gomes da Silva, José Cortez de Lobão, Eduardo Oliveira e Sousa e António Saldanha.