Adolescente cria arte em 3D

Afonso Vilela, de 13 anos e aluno da Escola Febo Moniz, é um artista em 3D, ele transforma imagens em objetos tridimensionais com a ajuda de uma impressora 3D.

Tudo começa quando o aluno adquire curiosidade e interesse em eletrónica, e pede aos seus pais para frequentar o Clube de Robótica da sua escola. Uma das matérias lecionadas no clube é precisamente a impressão 3D, que desde logo se identifica e aprende rapidamente a manusear como a desenhar peças. Entusiasmado, Afonso conta-nos que ao chegar a casa pede uma impressora e a primeira reação dos pais é dizer-lhe que além de dispendiosa é também complexa de trabalhar.

Durante a conversa o estudante mostra-nos algumas obras da sua inteira autoria e elege, a pedido do Jornal O ALMEIRINENSE, a que mais se destaca, segundo o artista é a “Planta do Mário”, com ela é possível carregar a sua consola de jogos e os planos à parte ligando o cabo USB à televisão.

Quanto ao futuro, o Afonso ambiciona seguir Engenharia de Informação e Robótica, até lá vai recebendo algumas encomendas como é o exemplo dos Escuteiros, que lhe solicitaram a conceção e produção de anilhas para os lenços.

Quisemos perceber todo o processo até chegar ao resultado final das suas peças, e o aluno explica-nos que o primeiro passo é obter o modelo, seja através da sua imaginação ou pela via da internet e de seguida exporta-o para o interior do programa. Posteriormente deixa o filamento secar aproximadamente 6 horas e coloca-o na impressora, ela imprime e mais tarde tem que se selar o filamento a vácuo, sem esquecer de retirar os resíduos que a impressora deita, uma espécie de bolinhas de plástico, quando se testa ou se troca de cor.

Atualmente, Afonso diz-nos que a pedido dos pais quando algum objeto se danifica em casa ele trata de o substituir, como um copo pequeno para a  maquilhagem da mãe, ou um suporte de telemóvel para o carro do pai. 

A satisfação enquanto mostra-nos um dragão, peça decorativa da sua autoria,  ilustra de forma perfeita a criatividade do adolescente e o gosto pela arte em 3D.